1 de maio de 2025
Entrevista com Márcio Jerry: na defesa do legado de Flávio
Compartilhe:

Neste 1º de maio o nosso jornal O Imparcial chega a históricos 99 anos de existência, sendo portanto um dos mais importantes marcos do jornalismo maranhense, sendo também um dos mais longevos do Brasil.

Imagine a trajetória histórica percorrida de 1926 do século passado aos dias de hoje. Por mais que fosse visionário, e certamente o era, o empresário João Pires Ferreira, fundador do jornal, nem de longe poderia imaginar a revolução que o mundo experimentaria em 100 anos.

Na comunicação, esse percurso histórico viu a chegada e expansão do rádio, depois da TV, o incremento do impresso com máquinas cada vez mais rápidas e com mais recursos, a internet e seus desdobramentos até esse ecossistema contemporâneo profundamente midiático. São mudanças que moldaram necessárias e inevitáveis adequações para em cada momento se reafirmar e sobreviver.

Mudanças que também desafiaram e desafiam a própria existência do jornalismo impresso. Foram muitos, inclusive aqui no Maranhão, que não conseguiram sobreviver à concorrência com outras formas de comunicação que trafegam por computadores e celulares. Mudanças que interferem no mercado, na concorrência com outras modalidades e desafiam a soluções criativas para garantir a própria sobrevivência.

O Imparcial conseguiu se reafirmar nesse contexto adverso, mantendo-se não apenas como jornal impresso, mas preservando a sua identidade e qualidade editorial. E é assim que chega neste 1º de maio aos seus 99 anos e caminha firme e forte para o centenário.

Nas páginas de O Imparcial há a história de quase um século, o que faz dele um acervo absolutamente imprescindível a quem queira conhecer e compreender o nosso tempo.

Parabéns ao Imparcial, de João Pires Ferreira a Célio Sérgio, passando por tantos e tantos que se dedicaram a fazer o jornal com as marcas que preserva, a exemplo de Raimundo Borges e Pedro Freire.

Parabéns, O Imparcial ! Que venha o centenário !

Fonte: https://oimparcial.com.br/opiniao/2025/05/o-imparcial-a-caminho-do-centenario/