![O Imparcial entrevista Maria Clara: a experiência na farmácia e](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/O-Imparcial-entrevista-Maria-Clara-a-experiencia-na-farmacia-e-1024x768.jpg)
Nesta quarta-feira (5), a farmacêutica esteta, Maria Clara, foi convidada para uma entrevista com O Imparcial sobre sua carreira profissional. Formada em Farmácia pela Universidade Ceuma desde 2018, com pós graduação em Farmácia Hospitalar e Clínica e especialização em Saúde Estética e Cosmética, a profissional detalhou sobre sua escolha de carreira e os desafios que tem enfrentado, além de esclarecer pontos importantes sobre a estética e seus procedimentos.
Ao ser questionada sobre sua escolha das especializações após a graduação, Maria Clara afirma que sempre foi conectada com a área da saúde e a farmácia foi o curso que proporcionou oportunidades amplas de se aproximar do que sempre gostou. “Eu sempre fui apaixonada por cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, e tanto a Farmácia Hospitalar quanto a Saúde Estética e Cosmética me permitem fazer isso.”
A profissional também conversou sobre o crescimento da automedicação no Brasil e como o farmacêutico pode atuar na conscientização dos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos.
“Infelizmente, tem sido um cenário crescente, a presença ativa do farmacêutico é essencial para minimizar riscos e promover o uso seguro e consciente dos medicamentos. Nós atuamos diretamente na orientação sobre os perigos do uso indiscriminado de fármacos, como interações medicamentosas, resistência antimicrobiana, efeitos adversos e até intoxicações.”
Uma das principais formas do farmacêutico atuar nesse cenário recorrente é através da educação em saúde. Isso pode ser feito tanto no balcão da farmácia, durante a dispensação, quanto em campanhas e ações comunitárias, esclarecendo dúvidas e desmistificando crenças populares sobre certos medicamentos.
Saúde estética e cosmética
Durante a conversa com O Imparcial, Maria Clara também falou sobre o desejo de atuar na área da estética e como foi sua transição na carreira em sair da saúde hospitalar e investir na estética. “A transição da saúde hospitalar para a estética aconteceu de forma natural, mas exigiu muito estudo e capacitação. Precisei aprofundar meus estudos em procedimentos estéticos, ativos cosméticos e técnicas seguras para oferecer um atendimento de qualidade.”
Para ela, estar na área da estética possibilita unir a saúde com a beleza e trabalhar com a promoção da autoestima e do bem-estar de cada paciente. “Foi uma mudança desafiadora, mas muito gratificante, pois me permitiu atuar de forma mais próxima e personalizada com cada paciente, ajudando-os a se sentirem bem consigo mesmos de maneira segura e eficaz”, afirma a farmacêutica esteta.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/procedimento-estetico-768x1024.jpg)
Maria Clara também esclareceu um dos principais mitos presente no mundo da estética, que muito pacientes acreditam ser verdade e costumam dizer em consultório: “minha pele é oleosa, não precisa de hidratação”.
“Esse é um erro muito comum, mesmo as peles oleosas precisam de hidratação. A falta de hidratação pode, na verdade, aumentar a produção de óleo como forma de compensação. O segredo é usar hidratantes oil-free ou em gel, que são mais leves, mas ainda assim eficazes”, esclarece Clara.
A farmacêutica esteta aproveitou o gancho e ainda disse que a Skincare é um dos procedimos mais básicos e eficazes que alguém pode fazer para cuidar da pele. “A rotina básica de skin care é um dos pilares mais importantes para a saúde da pele, mas muitas pessoas subestimam seu impacto, achando que apenas procedimentos estéticos são suficientes. Não adianta investir em procedimentos estéticos se a pele não recebe os cuidados diários adequados. Uma boa rotina de cuidados diários previne o envelhecimento precoce, melhora a textura da pele, controla oleosidade, manchas e até mesmo protege contra doenças dermatológicas. O essencial para qualquer tipo de pele é seguir três passos básicos: limpeza, hidratação e proteção solar.”
O Imparcial também questionou Maria Clara se no mundo da estética há algo equivalente ao problema da automedicação na farmácia tradicional, como uso indiscrimado de cosméticos ou substâncias sem prescrição.
“Sim! Por exemplo, o uso excessivo de produtos com ácidos, como o ácido glicólico ou retinoides, sem a recomendação de um profissional pode causar irritação, ressecamento ou até danos à pele. Além disso, há o risco de associar substâncias e procedimentos estéticos sem o devido conhecimento, o que pode gerar interações indesejadas, efeitos colaterais ou até complicações, especialmente em peles sensíveis”, afirmou Clara.
Perto do encerramento da entrevista, Maria Clara aproveitou a oportunidade para dar dicas importantes para quem quer começar a investir em cuidados com a pele e procedimentos estéticos, de forma segura e confiável.
“O segredo para um tratamento estético bem-sucedido e seguro é confiar em profissionais qualificados e seguir suas orientações com responsabilidade. Quando feitos com cautela e responsabilidade, os tratamentos estéticos são eficazes e podem melhorar muito a autoestima e o bem-estar dos pacientes“, indicou a farmacêutica esteta.
Maria Clara está atuando de forma segura e confiante na área da estética, colocando todos seus conhecimento técnicos em prática. A farmacêutica possui instagram profissional onde o seu trabalho pode ser acompanhado de perto, @mc.farmaesteta.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/o-imparcial-entrevista-maria-clara-a-experiencia-na-farmacia-e-estetica/