
Com realização do Ateliê do Sonho e Ministério da Cultura/Governo Federal e patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, o livro “Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SLZ” será lançado na próxima quarta-feira, 30 de abril, às 18h, no auditório do Curso de Música da UEMA, situado na Rua da Palma, Centro Histórico (São Luís – MA).
A obra reúne autores, partituras e muitas informações sobre essa musicalidade no Maranhão. A programação contará com roda de conversa, distribuição de exemplares do livro e uma animada roda de samba. A ação é parte do Festival Encontro de Compositores de Samba, realizado no segundo semestre do ano passado.
“Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SLZ” é mais que um livro, é uma grande celebração de construção de uma nova narrativa histórica para tirar da invisibilidade a presença de uma safra de quase uma centena de protagonistas da arte de fazer samba na capital maranhense. O livro se ambienta dentro das relações de criadores e praticantes que evocam todos os saberes e memórias que habitam esse importante capítulo da cultura afro-brasileira.
O coordenador geral e pesquisador Oswaldo Abreu, autor do livro “Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SLZ”, conta que essa ideia de fazer a publicação surgiu em 2019 com a intenção de registrar essas obras dos sambistas maranhenses em partituras, para que elas pudessem ter uma vida longa, além do que está na oralidade. “Através desse trabalho, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, que tiver esse conhecimento da anotação musical ocidental (partituras) poderá reproduzir essas canções”, observa.
A obra também é um registro inédito do estilo de samba muito característico e único existente no Maranhão, presente nos grupos de batucada original como os Fuzileiros da Fuzarca e nos blocos tradicionais. Além das partituras, há também muitas imagens ilustrativas que retratam as dimensões dos instrumentos que fazem parte desse samba que é feito no estado.
Entre os artistas que integram o livro “Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SLZ” estão: Oswaldo Abreu, Paulinho Nó Cego, Patativa, Livramento, Josias Sobrinho, César Peixinho (Divina Batucada), Paulinho Akomabu, Carlinhos Arafé, Graça Jansen, Neto Peperi (Espinha de Bacalhau), Chico Chinez, Waltinho Pagode, Josias Filho, Walkerleny Soeiro, Saci Teleleu, Angélica Melo, Isaac Barros, Vicente Melo (Bloco Tradicional Os Brasinhas) Dave Brazil, João Sá Viana (Fuzileiros da Fuzarca), Jorge Reis, Vih Davice (Terreiro de Oyó), Nivaldo Santos, Quirino, Riba Palmares, Rondinelle, Jailson Pereira (Sindicato do Samba) e Lucas Neto (Regional SLZ).
Além da obra física, o livro “Cancioneiro do Encontro de Compositores de Samba SLZ” está disponível em e-book no site oficial: www.encontrodecompositores.com.br.
“Registrar e proteger o samba é urgente. Porque o samba é reza, é riso, é memória. E como dizia Antônio Vieira: “ Samba é bom, melhor sou eu que gosto dele”. Aqui, a gente aprendeu a gostar. E a escrever sobre ele”, finaliza Oswaldo.
PROJETO – Idealizado por Oswaldo Abreu — músico, percussionista, compositor, professor de música e luthier — o Encontro de Compositores de Samba SLZ nasceu para amplificar vozes, fortalecer a cena autoral e manter acesa a chama do samba no Maranhão. Desde 2018, vem construindo pontes entre gerações, entre tradição e inovação. Depois de uma pausa de quatro anos imposta pela pandemia, o Encontro voltou em 2024 com força renovada, realizado na Casa Barrica, em Madre de Deus — um dos territórios sagrados da cultura popular ludovicense. O projeto conta com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO LIVRO FÍSICO CANCIONEIRO DO ENCONTRO DE COMPOSITORES DE SAMBA SLZ
QUARTA-FEIRA, 30 DE ABRIL, ÀS 18H
LOCAL: PRÉDIO DO CURSO DE MÚSICA DA UEMA
RUA DA PALMA – CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS
GRATUITO.
SAIBA MAIS: WWW.ENCONTRODECOMPOSITORES.COM.BR.
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/04/obra-inedita-com-partituras-do-autentico-samba-maranhense-sera-lancada-em-sao-luis/