
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (28/8) que a megaoperação deflagrada hoje é a “maior resposta do Estado brasileiro ao crime organizado de nossa história”. A ação contou com 1,4 mil agentes em todo o país, que cumpriram 350 mandados de busca e apreensão e de prisão. O esquema criminoso mostrou a infiltração da facção PCC no setor de postos de combustíveis e no setor financeiro.
Segundo as investigações, a quadrilha movimentou mais de R$ 23 bilhões em diversos estados, envolvendo fraudes, sonegação e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
“A população em todo o país assistiu hoje à maior resposta do Estado brasileiro ao crime organizado de nossa história até aqui”, escreveu Lula em suas redes sociais.
“Em atuações coordenadas que envolveram Polícia Federal, Receita Federal e Ministérios Públicos estaduais, foram deflagradas três operações simultâneas nos setores financeiro e de combustíveis, envolvendo 10 estados”, acrescentou.
A população em todo o país assistiu hoje à maior resposta do Estado brasileiro ao crime organizado de nossa história até aqui. Em atuações coordenadas que envolveram Polícia Federal, Receita Federal e Ministérios Públicos estaduais, foram deflagradas três operações simultâneas…
— Lula (@LulaOficial) August 28, 2025
Governo quer cortar fluxo de recursos das facções
O presidente Lula destacou que a operação foi iniciada após a criação do Núcleo de Combate ao Crime Organizado pelo Ministério da Justiça, em janeiro deste ano.
“Nosso compromisso é proteger cidadãos e consumidores: cortar o fluxo de dinheiro ilícito, recuperar recursos para os cofres públicos e garantir um mercado de combustíveis justo e transparente, com qualidade e concorrência leal”, declarou o chefe do Executivo.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/justica/2025/08/operacao-contra-pcc-e-maior-resposta-ao-crime-organizado-de-nossa-historia-diz-lula/