
Seis estabelecimentos de sucata, localizados no município de Timon, foram alvos da “Operação Eletro Alvo” – uma ação conjunta da Polícia Civil com a Polícia Militar do Maranhão. O objetivo é combater o furto de materiais de uso exclusivo da rede de distribuição da energia elétrica.
Coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), a operação prendeu quatro pessoas em flagrante, com 55 kg de cabos elétricos, além de outros itens da rede elétrica. A Equatorial Maranhão, que é a empresa responsável pela distribuição de energia do estado, deu apoio à força-tarefa
Ação de caráter preventivo e educativo
A distribuidora de energia. destacou as consequências do furto de cabos elétricos, como interrupções no fornecimento de energia, prejudicando casas, comércios e serviços públicos. O trabalho preventivo orientou acerca dos riscos e prejuízos dos furtos de cabos e outros materiais elétricos, que compromete tanto a segurança quanto a continuidade do fornecimento de energia.
A Equatorial Maranhão reforçou a importância da sociedade dar atenção a esse tipo de crime, que prejudica áreas residenciais, na maioria das vezes. A empresa também advertiu sobre os riscos à vida daqueles que manuseiam cabos energizados de forma irregular, podendo causar acidentes graves e até fatais.
Cooperação para denúncia
Tanto a Polícia Civil quanto a Equatorial Maranhão, recebem denúncias relacionadas à crimes envolvendo a rede elétrica. O cidadão não precisa se identificar, podendo fazer o relato por meio da Central de Atendimento da Equatorial Maranhão, pelo número 116 ou através do site www.equatorialenergia.com.br. A identidade é mantida anônima, preservando a segurança do denunciante.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/operacao-eletro-alvo-quatro-pessoas-sao-presas-em-timon-por-furto-de-cabos/