29 de janeiro de 2026
Pix: Polícia Federal vai investigar fake news
Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a Operação Graco, visando desarticular um esquema de corrupção envolvendo a destinação das chamadas “Emendas Pix”. A investigação foca no repasse de aproximadamente R$ 912 mil em recursos federais enviados pelo deputado federal Eduardo Velloso para a cidade de Sena Madureira, no Acre. Segundo a PF, há fortes indícios de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa na contratação de empresas para a realização de shows durante a Exposena, em setembro de 2024.

O montante investigado foi utilizado para custear apresentações de artistas renomados, como Batista Lima, Marília Tavares, Fernanda Brum e o sertanejo Paraná, durante as celebrações dos 120 anos do município.

O ponto central da investigação é o uso da modalidade de transferência especial (Emenda Pix), que permite o envio direto de verbas da União sem a necessidade de convênios ou prestação de contas imediata, o que teria facilitado o suposto direcionamento indevido. O deputado Eduardo Velloso, que é pré-candidato ao Senado, é um dos alvos da atenção dos investigadores.

Próximos passos da investigação

Os 14 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram executados em dois estados para coletar provas documentais e digitais. A PF busca agora identificar se houve superfaturamento nos cachês ou se parte do valor retornou para agentes públicos e privados envolvidos no esquema. “A operação busca esclarecer a atuação de cada integrante e o real destino do dinheiro público“, informou a corporação em nota.

O material apreendido passará por perícia técnica e financeira para detalhar o fluxo dos pagamentos realizados à empresa responsável pelos eventos.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/operacao-graco-pf-investiga-desvios-em-emendas-pix-para-shows-musicais/