O Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), e a Secretaria de Estado da Fazenda deflagraram, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Verus. A ação busca desarticular um esquema de sonegação fiscal e adulteração de combustíveis que, segundo os órgãos envolvidos, simulava regularidade empresarial enquanto praticava uma série de crimes no setor de derivados de petróleo.
A operação contou ainda com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Instituto de Criminalística do Maranhão, da Agência Nacional do Petróleo e do Instituto Combustível Legal.
As equipes concentraram a primeira etapa da força-tarefa em postos de combustíveis de São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon.
Entre as irregularidades identificadas, estão venda de combustíveis sem autorização da ANP, fortes indícios de fraude fiscal e comercialização de gasolina adulterada. Também foram encontrados postos utilizando maquininhas de cartão registradas em nome de outras empresas, prática que pode indicar ocultação de receitas.
O nome “Verus”, que significa “verdadeiro” em latim, foi escolhido para simbolizar o objetivo da operação: expor estruturas empresariais que aparentavam legalidade, mas que operavam com manipulação de notas fiscais, fluxos fictícios de abastecimento e movimentações clandestinas.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e medir o impacto financeiro das fraudes.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/operacao-mira-sonegacao-fiscal-e-adulteracao-de-combustiveis-no-maranhao/
