18 de dezembro de 2025
Operação prende suspeito por crime ambiental resgata aves silvestres no
Compartilhe:

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) deflagrou, na tarde desta quinta-feira (17), uma ação no âmbito da Operação Protetor dos Biomas, iniciativa do Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. A operação resultou na prisão de um suspeito por crimes ambientais, além da apreensão de aves silvestres e armas de fogo nos municípios de Bacabal e Lago Verde.

Manter aves silvestres em cativeiro configura crime ambiental. – (Foto:Divulgação/PC-MA)

A ação teve início após denúncias encaminhadas à Polícia Civil, que foram apuradas pelas equipes. Com base nas informações, os policiais se deslocaram até o povoado São José dos Verdadeiros, em Bacabal, e também ao município de Lago Verde, onde foram cumpridas diligências em residências suspeitas.

Durante as buscas, os agentes encontraram mais de 35 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro, incluindo espécies raras, presas em diversas gaiolas. A prática configura crime ambiental. As aves foram apreendidas e serão encaminhadas para os procedimentos legais, com acompanhamento dos órgãos ambientais responsáveis.

Nas residências vistoriadas, os policiais também localizaram armas de fogo de calibre .22, o que agravou a situação dos investigados. O material foi apreendido e os procedimentos cabíveis foram adotados.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/operacao-prende-suspeito-por-crime-ambiental-resgata-aves-silvestres-no-interior-do-maranhao/