
A Operação Rolezinho, que tem a participação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Polícia Civil (PCMA), Icrim, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, vem contribuindo, de forma significativa, para a redução da criminalidade na Região Metropolitana da capital.
Os números apontam que em janeiro de 2025, os roubos a transeuntes registraram redução de 18% em relação ao mesmo mês de 2024; já em fevereiro de 2025, a queda foi de 16% na comparação com fevereiro do ano anterior.
Os índices foram extraídos dos dados oficiais da Assessoria de Estatística e Análise Criminal da PCMA, em conjunto com a Unidade de Estatística e Análise da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA), que apontam uma queda expressiva nos roubos a transeuntes na Ilha de São Luís, sobretudo aqueles praticados por motociclistas em veículos sem placa de identificação.
As estatísticas oficiais foram apresentadas em reunião realizada na última semana, na 30ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial, com a presença do delegado-geral adjunto Administrativo da Polícia Civil, Cristiano Albuquerque; de Taise Maia, da Assessoria de Planejamento da PCMA, e de Márcio Boden, do setor de Estatística da PCMA.
FISCALIZAÇÃO
A repressão à circulação de motocicletas sem placas, aliada ao combate à poluição sonora e a outras infrações recorrentes praticadas no trânsito automotivo, vem sendo intensificada por meio de fiscalizações e operações sistemáticas nos bairros com maiores índices de ocorrências.
Para o Ministério Público do Maranhão, a importância da Operação Rolezinho está diretamente ligada à atuação integrada entre os órgãos de fiscalização, investigação e persecução penal, promovendo resultados concretos e perceptíveis à sociedade. A operação é mais uma etapa das ações integradas de segurança pública, que se iniciaram no ano de 2008 com a Operação Manzuá.
“A redução das estatísticas é um reflexo direto da atuação firme e coordenada das instituições envolvidas, que vêm enfrentando com responsabilidade crimes que antes passavam despercebidos. Ações como esta mostram à população que a ordem pública está sendo efetivamente protegida”, destacou o promotor de justiça Claudio Guimarães.
Ainda de acordo com o promotor de justiça, por meio dessa atuação o MPMA reafirma seu compromisso com a segurança da sociedade maranhense e continuará monitorando os desdobramentos da Operação, com o objetivo de garantir a eficácia das políticas públicas de prevenção e repressão à criminalidade.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/operacao-rolezinho-reduz-roubos-na-grande-sao-luis-e-reforca-combate-a-motos-irregulares/