25 de setembro de 2025
Sonegação fiscal de postos de combustíveis resulta em autos de
Compartilhe:

A Operação Spare, deflagrada nesta quinta-feira (25) em São Paulo, revelou que uma organização criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) utilizava postos de combustíveis, motéis e empresas de fachada para lavar dinheiro proveniente de atividades ilícitas.

As investigações começaram a partir da suspeita sobre casas de jogos na Baixada Santista, onde foram identificadas máquinas de crédito e débito conectadas a dois postos de combustíveis.

“Identificamos um grupo criminoso responsável pelo branqueamento de capitais não só por meio dos dois postos. Os envolvidos controlavam também outros estabelecimentos no setor de combustíveis, uma rede de motéis e empresas de fachada que movimentaram milhões de reais”, explicou Silvio Loubeh, promotor do Gaeco.

Apreensões e medidas

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de quase R$ 1 milhão em espécie, além de 20 celulares, computadores e uma arma de fogo. A operação contou com 110 policiais militares do Comando de Choque de São Paulo, além de agentes da Receita Federal, da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda.

O coronel Valmor Racorti, comandante do Policiamento de Choque, detalhou as apreensões, enquanto o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou medidas de reforço na fiscalização da importação de petróleo e derivados, bem como maior rigor na identificação de beneficiários finais de fundos de investimento.

Esquema criminoso

Segundo o inquérito, máquinas de cartão apreendidas em jogos clandestinos, em Santos, estavam vinculadas a postos de combustíveis. Os valores eram transferidos para uma fintech, que forjava a origem dos recursos ilícitos.

Essa empresa já havia sido alvo da Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto contra o PCC.

Um dos principais alvos é um operador do PCC com mais de 20 anos de atuação no setor de combustíveis em São Paulo. O esquema também envolvia empreendimentos imobiliários, motéis e lojas de franquias, movimentando milhões em lavagem de dinheiro.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/operacao-spare-desarticula-esquema-de-lavagem-de-dinheiro-ligado-ao-pcc/