OGoverno do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), lança o Edital nº 002/2025 do Programa Mulheres Guardiãs, que vai selecionar 400 mulheres indígenas, quilombolas e ciganas de diferentes regiões do estado para participar de uma jornada de formação e fortalecimento de lideranças.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 23 de outubro a 1º de novembro deste ano, por meio do formulário on-line disponível no site e nas redes sociais da Semu. O público-alvo são mulheres com 18 anos ou mais (ou emancipadas), residentes em território maranhenses ou comunidades tradicionais, que atuem como lideranças, articuladoras ou multiplicadoras em suas regiões.
O programa tem como finalidade disseminar conhecimentos sobre os direitos das mulheres, fortalecer lideranças femininas e ampliar a conscientização sobre o ciclo de violências de gênero, conforme previsto na Lei Estadual nº 11.627/2021, que instituiu o Programa Mulheres Guardiãs no âmbito do Plano “Mais IDH”.
De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, Abigail Cunha, a nova fase reafirma o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento das mulheres nos territórios tradicionais. “As guardiãs são mulheres que lideram com sensibilidade e resistência. São elas que cuidam da terra, da cultura e das outras mulheres, mantendo vivas as tradições e promovendo transformações reais nas comunidades”, destacou a gestora.
As mulheres selecionadas participarão de ações formativas presenciais e virtuais, com oficinas e palestras sobre autonomia feminina, direitos humanos, cidadania e combate à violência de gênero. Cada participante receberá auxílio financeiro de R$ 800,00, pago em duas parcelas de R$ 400,00, como apoio à participação nas atividades. O resultado final será divulgado no dia 17 de novembro, e as formações terão início dois dias depois.
Para fazer a inscrição, as candidatas deverão enviar documentos de identificação, comprovante de residência ou autodeclaração, declaração de atuação comunitária emitida por entidade representativa, e poderão incluir um vídeo curto (de até 2 minutos) apresentando sua trajetória e a realidade da comunidade onde vivem.
Esta é a 3ª edição do programa, que já beneficiou 475 mulheres em fases anteriores — alcançando 32 municípios maranhenses desde 2022. Nesta nova etapa, a iniciativa amplia o alcance para incluir também mulheres ciganas, em reconhecimento à diversidade e à pluralidade dos povos tradicionais do estado.
O edital completo está disponível no site www.mulher.ma.gov.br. Esclarecimento de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mulheresguardias2025@gmail.com ou pelos telefones da Ouvidoria da Mulher (98) 98427-1002 / 98427-3681.
AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/oportunidade-novo-edital-para-o-mulheres-guardias/
