23 de setembro de 2025
Osmar Gomes lança candidatura à presidência da Academia Ludovicense de
Compartilhe:

Com a presença de escritores, pesquisadores, contistas, poetas, jornalistas e membros da Academia Ludovicense de Letras (ALL), o juiz Osmar Gomes dos Santos lançou sua candidatura à presidência da entidade. No encontro, ele também apresentou seu plano de gestão para o biênio 2026-2027. A eleição está marcada para novembro, e deve ser feita em chapa única, uma vez que o processo de escolha da nova diretoria é consensual entre os integrantes.

(Foto: Reprodução)

Osmar já deixou claro que fará uma gestão participativa, com a união de esforços e a contribuição de todos os seus membros. Em seu plano de gestão para os próximos dois anos, ele defende uma academia cada vez mais atuante e ao alcance de todas as camadas sociais, incentivando a produção literária, o acesso à leitura e a valorização da cultura local e regional, como forma de desenvolvimento intelectual e social da capital maranhense.

“Este momento em que nos reunimos, foi não só para lançar a minha candidatura, mas para demonstrar a disposição de todos os membros, que juntos e irmanados, assumem a missão de elevar a nossa cultura, a literatura e a intelectualidade da nossa cidade. Aceitamos o desafio de conduzir a academia após a eleição e vamos contar com todos os participantes, para que possamos dar à ALL o protagonismo que ela merece na nossa Atenas Brasileira. Será uma gestão de 40 presidentes”, afirmou.

Em discurso emocionado, o juiz destacou sua trajetória de vida e enfatizou que, caso eleito tão logo seja empossado, a sua primeira missão perante os membros da academia será a de mudar para a sede própria da entidade e buscar diálogo com todos os poderes e segmentos sociais.

“Nasci em uma casinha de taipa e chão batido em um povoado no interior do Maranhão. Lutei muito e sempre fui um sonhador. Construí minha família trabalhando e sou grato a Deus pelo que me proporcionou conquistar ao longo da caminhada até aqui e estou pronto para a missão de comandar a Academia Ludovicense de Letras. Uma das minhas primeiras medidas será conquistar nosso espaço próprio para oferecer cultura, literatura e ciência”, disse ele.

Também é prioridade para Osmar promover intercâmbio cultural com países de língua portuguesa e nações que mantêm vínculos históricos com São Luís, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. “A academia defende princípios e valores que integram a cultura, a literatura e a ciência locais. Nossa intenção é aproveitar nossas produções e nossos membros à serviço da sociedade, levando suas produções e os trabalhos da ALL a toda São Luís e em níveis nacional e internacional”.

Apoio à candidatura

Entre os presentes foi unânime o apoio em torno do seu nome para comandar a entidade a partir de janeiro de 2026. Em clima de unidade, todos os membros declararam que Osmar possui os atributos e, principalmente, a vontade e o compromisso com a Academia Ludovicense de Letras.

O atual presidente Salatiel Pereira ressaltou que a candidatura de Osmar Gomes representa a vontade dos integrantes da Academia. “Estamos reunidos para apoiar Osmar nesse grande momento dele de encarar a presidência da academia para os anos de 2026 e 2027, e que representa o consenso de todos os membros. Ele é o mais preparado, hoje, para dar continuidade aos nossos trabalhos e elevar o nome da instituição a patamares internacionais”.

Os ex-presidentes Daniel Blume, Jucey Santana e Antonio Norberto também declararam apoio ao juiz. “Osmar tem nosso apoio e estaremos juntos nesse desafio de construir um novo momento para a entidade”, afirmou o advogado Daniel Blume. “Estamos aqui para apoiar a candidatura do nosso membro Osmar Gomes, meu amigo e a quem tive o privilégio de participar das suas produções literárias”, disse o agente da PRF, Norberto. “Ele vai dar continuidade aos trabalhos, trazendo mais visibilidade à cultura e a literatura do Maranhão, com um plano de gestão moderno. A nossa academia vem se posicionando cada vez mais nesse cenário de valorização de toda categoria em São Luís e no estado”, completou a pesquisadora Jucely.

Sobre Osmar Gomes

Magistrado, escritor, poeta e cronista, nascido em Cajari (MA), 63 anos, Osmar Gomes é imortal na ALL desde a sua fundação. Ocupante da cadeira décima quarta, autor de dezenas de livros, poesias, poemas, artigos literários e científicos, já participou de diversos eventos literários e jurídicos, nacionais e internacionais, recebeu premiações importantes em bienais do livro em São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/osmar-gomes-lanca-candidatura-a-presidencia-da-academia-ludovicense-de-letras-e-membros-aderem/