![Pai e filho desenvolvem bloco de construção fabricado de isopor](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Pai-e-filho-desenvolvem-bloco-de-construcao-fabricado-de-isopor.jpg)
Desenvolver soluções sustentáveis para o setor da construção civil e torná-las acessíveis a famílias de baixa renda em São Luís. Foi com esse objetivo que os engenheiros civis Francisco Monteiro e Davi Reis, pai e filho respectivamente, tiveram a ideia de criar blocos de construção ecológicos a partir de um material pouco convencional: o isopor.
O projeto, intitulado EcoLar, é uma alternativa econômica e sustentável para habitações populares, que visa minimizar os impactos ambientais e o desperdício de recursos naturais na fabricação de materiais de construção, além de reduzir o déficit habitacional por meio do baixo custo de produção. “A ideia surgiu da necessidade de criar uma solução construtiva mais acessível, sustentável e eficiente para reduzir o déficit habitacional, especialmente para pessoas de baixa renda. O EcoLar é até 30% mais econômico que blocos convencionais”, detalhou Francisco Reis.
Ainda de acordo com ele, o bloco EcoLar é feito a partir de cimento, areia e pérolas de isopor reciclado, composição que garante benefícios como redução de gastos, maior conforto térmico e acústico, facilidade de manuseio e eficiência estrutural, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental pelo uso de material reaproveitado. “O projeto começou a ser estruturado a partir de pesquisas sobre novos materiais e processos que pudessem oferecer melhor desempenho térmico, acústico e estrutural, com custo reduzido. Esses diferenciais fazem do EcoLar uma alternativa inovadora para projetos habitacionais sustentáveis e acessíveis”, explicou o empreendedor. Versátil e adaptável, o EcoLar pode ser utilizado em paredes e forros de diversas edificações, inclusive prédios com até três pavimentos superiores e um térreo. “Ele é ideal para programas habitacionais, construtoras e empreendimentos que buscam certificações ambientais e soluções ecoeficientes”, ressaltou.
Apoio do Sebrae
Para ajudar na validação e consolidação do EcoLar no mercado, o Sebraetec está oferecendo suporte estratégico e técnico ao projeto, através de consultorias especializadas para as certificações PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e DATec (Documento de Avaliação Técnica). “O Sebrae tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento do sistema construtivo EcoLar. Essas certificações são essenciais para garantir ao projeto credibilidade e conformidade com normas de desempenho da construção civil”, destacou Francisco.
Na primeira fase de certificação, alguns blocos foram fabricados em laboratório para análises técnicas, como resistência à compressão. Agora, na segunda etapa, Francisco e Davi irão produzir novos protótipos do EcoLar para a construção de uma residência, a fim de testar, na prática, o desempenho do material. “Nós estamos na fase de certificação, na qual a construção de um protótipo é uma exigência. Também estamos sendo acompanhados pelo Sebrae com a consultoria da formatação de relatórios técnicos”, detalhou Monteiro.
Além das certificações, os engenheiros buscam registrar a patente do bloco e do sistema construtivo, processo essencial para assegurar a exclusividade e reconhecimento da inovação desenvolvida.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/pai-e-filho-desenvolvem-bloco-de-construcao-fabricado-de-isopor/