15 de dezembro de 2025
Parceria com O Imparcial leva estudantes de Jornalismo do Ceuma
Compartilhe:

Foram quatro meses de planejamento, preparação, reuniões de pauta, apuração, redação, edição, revisão e diagramação até chegar ao resultado final. Equipes formadas por estudantes do 5º e 6º períodos do curso de Jornalismo da Universidade Ceuma receberam, na última quinta-feira (11), na sede do Jornal O Imparcial, seus trabalhos transformados em uma publicação impressa emoldurada em um quadro.

Foto: João Pedro Castro

O momento, comemorado pelos estudantes, marcou a culminância da disciplina Projeto Interdisciplinar IV, cujo eixo temático é o Empreendedorismo e que integra as ações de curricularização da extensão no curso.

“Foi um processo de muito aprendizado para nós. A gente pôde ir a campo compartilhar o que aprendeu em sala de aula, desde o contato com as fontes ao cruzamento de dados. Foi um processo muito interessante. A gente conseguiu ver de perto a realidade das pessoas, não só negras, mas de todos que fazem parte da economia maranhense. Foi um momento de muita gratidão pela oportunidade, porque pegar um material, desenvolver e ter uma boa experiência é maravilhoso”, disse a estudante Juberlane Soares.

Foi um processo de muito aprendizado para nós. A gente pôde ir a campo compartilhar o que aprendeu em sala de aula, desde o contato com as fontes ao cruzamento de dados. Foi um processo muito interessante

Os estudantes foram desafiados a produzir reportagens de dados tendo como pauta o ecossistema empreendedor do Maranhão. Ao longo do semestre, vivenciaram as etapas do jornalismo de dados — da definição da pauta à apuração, inclusive com o uso da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), passando pela coleta, limpeza e análise das bases, redação e elaboração de visualizações gráficas. A experiência ganhou dimensão prática por meio da parceria com O Imparcial, que promoveu três encontros na redação do jornal.

O primeiro ocorreu em 12 de setembro, quando o diretor executivo, Célio Sergio Ferreira, apresentou a trajetória quase centenária do jornal, detalhou o funcionamento da produção editorial e discutiu as transformações do mercado jornalístico, destacando a necessidade de reinvenção constante e o caráter empreendedor da profissão. Nesse dia, os estudantes, divididos em equipes, apresentaram sugestões de pautas para seis reportagens de dados e receberam os encaminhamentos para a apuração.

O segundo encontro, realizado em 30 de outubro, marcou o retorno das equipes à redação, quando mostraram o andamento das produções e ouviram recomendações da chefe de reportagem, Patrícia Cunha. A turma produziu seis reportagens de dados, explorando diferentes aspectos do empreendedorismo no Maranhão: o perfil empreendedor do estado, com destaque para a predominância de pessoas negras; a atuação de mulheres na construção civil; o empreendedorismo jovem; iniciativas de geração de autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade; a análise do modelo de negócio das SAFs e seus impactos nos clubes de futebol; além de um mapeamento dos bairros mais empreendedores de São Luís.

Foto: João Pedro Castro

Na etapa final, os alunos acompanharam o processo de diagramação das matérias, em mais uma vivência prática na redação do jornal. “Foi um processo muito de construção — desde a criação da pauta até a busca pelas fontes. Mas creio que a parte mais produtiva, em que ganhamos mais experiência, foi a da diagramação, quando viemos aqui em O Imparcial, acompanhamos todo o desenvolvimento, como colocar as coisas em ordem, encaixar os textos com os gráficos, elementos, fotos… Foi uma experiência única, porque conseguimos ver de perto como é a construção de uma matéria impressa”, disse Iasmim Carvalho.

Foi um processo muito de construção — desde a criação da pauta até a busca pelas fontes. Mas creio que a parte mais produtiva, em que ganhamos mais experiência, foi a da diagramação, quando viemos aqui em O Imparcial, acompanhamos todo o desenvolvimento, como colocar as coisas em ordem, encaixar os textos com os gráficos, elementos, fotos

Para o diretor executivo Célio Sergio, o processo de passar da teoria à prática engrandece o aprendizado da turma que está se formando. “Entender todas as etapas da produção da notícia, até que o material esteja pronto para ser publicado, é de fundamental importância para que esse estudante chegue ao mercado de trabalho com algum embasamento prático, além do teórico”.

Jornalismo consistente

A disciplina é ministrada pelo professor Rômulo Gomes, doutor em Comunicação e Semiótica, que enfatiza a necessidade de unir precisão técnica e leitura crítica no trabalho com dados. Ele explica que, além das recomendações para um jornalismo consistente, os estudantes são incentivados a “biografar” os dados, compreendendo a origem, a forma de coleta, a organização e suas limitações. Segundo ele, mesmo bases oficiais podem apresentar inconsistências, exigindo atenção constante dos jornalistas.

O professor ressalta a importância da parceria com O Imparcial. “Construímos as bases técnicas, científicas e críticas na universidade e, com a experimentação prática, ampliamos a formação dos futuros profissionais do jornalismo. O Imparcial, que está prestes a completar 100 anos, abriu as portas para que nossa produção acadêmica possa alcançar a sociedade, cumprindo o papel da extensão”.

Construímos as bases técnicas, científicas e críticas na universidade e, com a experimentação prática, ampliamos a formação dos futuros profissionais do jornalismo

O Projeto Interdisciplinar, no Curso de Jornalismo, é uma das estratégias de implementação da curricularização da extensão, que destina 10% da carga horária dos cursos de graduação a atividades que conectam ensino, pesquisa e sociedade, fortalecendo a relação entre a formação acadêmica e as necessidades reais.

Entender todas as etapas da produção da notícia, até que o material esteja pronto para ser publicado, é de fundamental importância para que esse estudante chegue ao mercado de trabalho com algum embasamento prático, além do teórico

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/parceria-com-o-imparcial-leva-estudantes-de-jornalismo-do-ceuma-da-teoria-a-pratica/