
Um problema antigo que agora encontra solução: foi lançada a Pedra Fundamental do aterro sanitário de Balsas, o segundo do Maranhão. Com investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões, a obra promete transformar a gestão de resíduos do município, dando fim ao lixão municipal, que hoje sofre com o descarte irregular de lixo.
No lançamento, o prefeito Alan da Marisol destacou que o aterro representa um avanço estruturante para Balsas. A iniciativa vai impactar diretamente a questão ambiental, solucionar o problema histórico do lixão, reduzir queimadas e promover saúde pública.
“É um marco para Balsas, um grande dia para nossa cidade. Uma promessa de campanha que hoje se torna realidade”, afirmou o prefeito.
O aterro terá capacidade para receber até 216 toneladas de lixo por dia, em uma estrutura regionalizada que atenderá não apenas Balsas, mas também municípios vizinhos. Além disso, contará com um espaço de triagem e organização para os catadores de recicláveis, garantindo inclusão e melhores condições de trabalho.
As obras já foram iniciadas e têm previsão de conclusão em dezembro de 2025, com início das operações em janeiro de 2026. O projeto é considerado um marco na infraestrutura municipal, ao mesmo tempo em que fortalece o desenvolvimento sustentável da cidade.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Regina, destacou que o lixão será desativado e passará por um processo de resgate e revitalização ambiental, deixando de ser um espaço degradado para se transformar em área de uso futuro para o município.
“Estamos falando de recuperar um espaço que por anos foi usado para o descarte inregular de lixo, o aterro sanitário irá significar resolver problemas que a anos faz parte da nossa vida, como os incêndios, fumaça tóxica e gases poluentes.”
Este é o segundo aterro municipal do Maranhão e sua implantação trará benefícios como geração de empregos, aumento de receita de ISS, redução da poluição, eliminação de riscos de incêndios e avanço nos índices de qualidade de vida da população.
O aterro integra o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, priorizando a redução da geração de lixo, com enfoque em reciclagem e compostagem, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e normas da ABNT.
O lançamento da Pedra Fundamental foi, portanto, um momento histórico para Balsas: o município deixa o lixão no passado e inicia uma nova era de responsabilidade ambiental.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/pedra-fundamental-marca-inicio-do-aterro-sanitario-de-balsas-e-inaugura-nova-era-ambiental/