30 de setembro de 2025
PF cumpre mandados no MA e bloqueia R$ 66 milhões
Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) as operações OMNI e Difusão, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), para desarticular esquemas milionários de corrupção em contratos da saúde. As ações ocorreram em nove estados e no Distrito Federal, incluindo o Maranhão.

Foto: Divulgação/PF

Na Operação OMNI, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão em Teresina (PI), Timon, Araguaína (TO), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo(SP) e Curitiba (PR). A Justiça Federal também determinou a suspensão de contratos, o afastamento de um servidor público e o bloqueio de aproximadamente R$ 66 milhões de investigados, montante vinculado a fraudes e superfaturamento de contratos hospitalares.

As investigações indicam conluio e direcionamento em um chamamento público da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) para contratar a Organização Social de Saúde (OSS) que administrava unidades hospitalares, em especial o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Os indícios envolvem ainda lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e irregularidades na contratação de softwares de gestão em saúde.

Foto: Divulgação/PF

Já a Operação Difusão teve como alvo contratações feitas pela SESAPI e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Teresina, Imperatriz e Marco (CE), além do afastamento cautelar de uma servidora pública.

De acordo com a Polícia Federal, as apurações começaram após denúncias à CGU e ao Ministério Público Federal sobre possíveis fraudes em contratos de hemodiálise e diálise peritoneal à beira-leito, que teriam sido direcionados para beneficiar empresas específicas.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/pf-cumpre-mandados-no-ma-e-bloqueia-r-66-milhoes-no-piaui-por-desvios-na-saude/