
A Força-Tarefa Previdenciária no Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a operação Falso B.O., com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de concessão indevida de benefícios previdenciários, em especial o salário-maternidade rural. O prejuízo estimado é de R$ 139 mil, mas o valor pode aumentar com a auditoria de novos requerimentos suspeitos.
A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao principal investigado, um advogado, incluindo sua residência e escritório. A ação contou com a presença de representantes da OAB, e a Justiça também determinou o bloqueio de bens do investigado até o limite do prejuízo estimado.
Durante a investigação, foram identificados dezenas de requerimentos administrativos relacionados ao advogado, sendo 48 deles ligados ao salário-maternidade rural. Entre os documentos usados de forma fraudulenta estão boletins de ocorrência falsos, declarações sindicais inverídicas, faturas de energia reaproveitadas e notas escolares repetidas em diferentes processos.
A apuração começou após uma comunicação da Polícia Civil, que apontou a existência de boletins de ocorrência sem registro no sistema oficial. Esses documentos, que embasaram concessões de benefícios pelo INSS, apresentavam textos padronizados e eram atribuídos a servidores que sequer estavam de plantão nas datas mencionadas.
O advogado poderá responder por estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. Somadas, as penas podem ultrapassar 17 anos de prisão.
A operação foi conduzida pela Polícia Federal com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência (CGINP), órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS). A Força-Tarefa Previdenciária, que existe há 25 anos, reúne esforços da PF e do MPS no combate a fraudes estruturadas contra o sistema previdenciário nacional.
*Fonte: gov.br
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/07/pf-desarticula-esquema-de-fraudes-em-beneficios-no-maranhao/