12 de agosto de 2025
PF desarticula grupo criminoso especializado em extração de ouro e
Compartilhe:

A Polícia Federal colocou em ação, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Ita Yuba, com o objetivo de desmantelar um esquema de exploração ilegal de ouro e venda irregular de pedras preciosas.

No total, foram executados 31 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. As apurações indicam que uma organização criminosa operava na aquisição, transporte e comercialização clandestina de minérios, fornecendo o material à empresas do ramo de joias. Adicionalmente, o grupo empregava os lucros para lavagem de capitais e benefício ilícito.

Segundo a PF, as atividades ilícitas geraram um volume financeiro próximo de R$ 200 milhões. As autoridades continuam investigando a procedência do ouro explorado e mapeando todos os envolvidos no esquema.

Fonte: Oinformante

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/pf-desarticula-rede-criminosa-envolvida-em-extracao-ilegal-de-ouro-e-comercio-irregular-de-pedras-preciosas/