A Polícia Federal realizou nesta terça-feira, 4 de novembro, uma operação em Cachoeira Grande, no interior do Maranhão, para desarticular um esquema de contratação irregular de empréstimos consignados em nome de pessoas apresentadas como servidores públicos municipais.
A apuração começou após a Caixa Econômica Federal identificar suspeitas nas solicitações de crédito e encaminhar o caso à PF. De acordo com as investigações, os responsáveis utilizavam documentos falsificados, incluindo portarias de nomeação, contracheques e cartas de margem consignável. Com esse material, fraudadores se passavam por funcionários públicos para contratar os empréstimos.
A maior parte dos valores obtidos era repassada ao então secretário de Planejamento do município. Segundo a PF, somente a Caixa sofreu prejuízo que ultrapassa R$ 1 milhão, mas o montante pode ser ainda maior, já que outras instituições financeiras também podem ter sido afetadas.
Na ação desta segunda-feira, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e 20 ordens de quebra de sigilo bancário. A operação também resultou na prisão em flagrante de um investigado por posse ilegal de arma de fogo.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e o total de danos ao poder público e às instituições financeiras.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/pf-investiga-fraude-em-emprestimos-consignados-no-maranhao-e-calcula-prejuizo-de-mais-de-r-1-milhao/
