A Polícia Federal vai investigar um possível vazamento de imagens do Enem, ocorrido durante o primeiro dia de prova, no domingo (3). A suspeita surgiu após um candidato tentar deixar o local com o caderno de questões antes do horário permitido. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa.
Segundo o ministro, por volta das 16h, o candidato tentou sair da prova, o que levou à ação dos fiscais e à abertura de investigação pela PF. “Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair… A gente teve que ter todo procedimento e ela vai ser investigada pela PF”, declarou Santana.
Manuel Palácios, presidente do Inep, afirmou que a Polícia Federal também poderá investigar outros casos, destacando que qualquer candidato que descumpre as regras, como sair antes da hora, é automaticamente eliminado. Caso haja alguma ameaça à integridade da prova, a polícia é acionada, como aconteceu em anos anteriores.
Durante o exame, 4.999 participantes foram eliminados por motivos como: sair antes dos 30 minutos finais com o caderno de questões, portar dispositivos eletrônicos, se ausentar antes das 15h30, usar materiais impressos ou desobedecer aos fiscais.
Além disso, ocorreram 689 problemas logísticos, incluindo emergências médicas, falhas temporárias de energia e problemas com o abastecimento de água. Apesar das dificuldades, o ministro Santana garantiu que a realização das provas não foi comprometida.
O Enem deste ano ocorreu em 1.753 cidades, com 10.776 locais de prova e 149.724 salas. Ao todo, 4.325.960 inscrições foram confirmadas, e a taxa de presença no primeiro dia foi de 73,4%, acima dos índices registrados em 2023 (71,9%) e 2022 (71,7%).
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/pf-investiga-possivel-vazamento-de-imagem-do-enem-2024/