18 de dezembro de 2025
PF mira senador Weverton Rocha em nova fase da Operação
Compartilhe:

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) está entre os alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18). A investigação apura um esquema nacional de descontos associativos irregulares aplicados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem autorização dos beneficiários.

Nesta etapa da operação, a Justiça determinou o cumprimento de 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares. Todas as ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro André Mendonça. No Maranhão, ao menos cinco mandados de busca foram cumpridos em São Luís.

As ações ocorrem de forma simultânea nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal. A ofensiva mobiliza 177 policiais federais e 36 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com as investigações, os suspeitos utilizavam entidades associativas como fachada para inserir dados falsos em sistemas oficiais e, assim, autorizar descontos mensais indevidos nos benefícios previdenciários. Após a retirada dos valores, o dinheiro era fragmentado e movimentado para dificultar o rastreamento, em um esquema que envolve crimes como organização criminosa, estelionato previdenciário, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, armas de fogo, dinheiro em espécie e relógios de alto valor.

Além do senador maranhense, também são apontados como alvos desta fase da operação, segundo apuração da TV Globo: Aldroaldo Portal, secretário-executivo do Ministério da Previdência, afastado do cargo e com prisão domiciliar decretada; Romeu Carvalho Antunes, filho de um investigado conhecido como “Careca do INSS”; e Éric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis — ambos presos.

Em nota, o senador Weverton Rocha afirmou que está à disposição para prestar esclarecimentos assim que tiver acesso integral à decisão judicial.

A Operação Sem Desconto teve início após o aumento expressivo de denúncias de aposentados e pensionistas que passaram a identificar cobranças desconhecidas em seus contracheques. Fases anteriores da investigação já resultaram no bloqueio de bens, suspensão de repasses suspeitos e no aprofundamento do mapeamento financeiro do esquema.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/pf-mira-senador-weverton-rocha-em-nova-fase-da-operacao-sem-desconto/