18 de abril de 2025
“Piano” é o novo álbum de Zeca Baleiro
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 17 de abril, Zeca Baleiro libera nos aplicativos de música o álbum “Piano”, que lança acompanhado por Adriano Magoo. “Há pouco mais de 10 anos fiz uma pequena turnê com o Magoo. Uma temporada de 12 shows em que passamos por 9 cidades. Era um show que juntava músicas autorais e de outros artistas que fazem parte do meu repertório afetivo. Ano passado ouvi uma gravação do show e, quando encontrei Magoo para alguns trabalhos, falei ‘vamos reeditar aquele show e fazer um disco?’. Ficamos animados com a ideia, o parceiro Sergio Fouad quis produzir e então começamos a gravar no Estúdio Midas. Gravamos em 4 dias de novembro, praticamente ao vivo”, relembra Baleiro.

Com produção de Fouad, o álbum é uma parceria do selo de Baleiro com Rick Bonadio. “Rick adorou o projeto, que é basicamente um disco de piano e voz, gravado ao vivo, com poucas intervenções e apenas uns vocais e synths discretos de overdubs. Toco violão em uma música só, a tônica é piano e voz mesmo”, conta Baleiro, que já retomou o show “Piano” e está em turnê nacional.

O repertório do show embrionário foi renovado mas algumas canções foram mantidas, caso de “Não Adianta” (Sérgio Sampaio), “Espinha de bacalhau” (Severino Araújo e Fausto Nilo), “Me deixa em paz” (Monsueto e Airton Amorim), “Dia branco” (Geraldo Azevedo e Renato Rocha) e “Canção no rádio”, composta com Fagner e lançada inicialmente em dueto dos dois em 2009, que faz parte do duplo single que anunciou o álbum em fevereiro.

O álbum também inclui a releitura de “Zás”, parceria com Wado, e duas inéditas autorais: “Tem Algo Lá”, com o pernambucano Juliano Holanda, e “Tarde de chuva”, com Eliakin Rufino, poeta e músico de Roraima.

Artista plural, Zeca Baleiro sempre colaborou com artistas de diversas tribos e gerações. E “Piano” destaca essa vocação, assim como sua faceta de intérprete. Entre as releituras de seu repertório afetivo estão um clássico de Mercedes Sosa (“Alfonsina y el mar”), um hit da banda Cake dos anos noventa (“Frank Sinatra”), “Ninguém perguntou por você”, sucesso da cantora Letrux e “Céu azul”, canção da banda Charlie Brown Jr. já apresentada no duplo single. “Céu azul” também ganhou um single em versão afro house, uma dobradinha de Baleiro com Rick Bonadio.

Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/04/piano-e-o-novo-album-de-zeca-baleiro/