
A economia do Maranhão iniciou 2025 em ritmo acelerado, registrando expansão de 3,7% no acumulado de janeiro a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho coloca o estado entre os mais dinâmicos do país, segundo dados do PIB Trimestral divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
No segundo trimestre, o crescimento foi ainda mais expressivo: 5,2% em relação a 2024, superando a média do Nordeste (2,6%) e a do Brasil (2,5%). O avanço foi impulsionado pelo bom desempenho de todos os setores produtivos, com destaque para a agropecuária e a indústria.
A agropecuária cresceu 6,7% no semestre, puxada pela safra de grãos (+13,0%), especialmente soja (+12,3%), milho (+15,5%) e sorgo (+24,1%). Já a indústria se destacou como motor do crescimento, com alta de 21,1% no segundo trimestre e 11,5% no acumulado do ano, acima da média nacional e regional. Os maiores avanços ocorreram na Indústria de Transformação (+18,1%), Construção (+8,1%) e Eletricidade e Gás, Água, Esgoto e Gestão de Resíduos (+6,6%).
O setor de serviços também registrou expansão, ainda que mais moderada: 1,4% no segundo trimestre e 1,3% no acumulado do ano. As principais contribuições vieram de Outras Atividades de Serviços (+4,5%), Transporte, Armazenagem e Correio (+4,0%) e Informação e Comunicação (+3,4%).
De acordo com o Imesc, os resultados refletem políticas estaduais de estímulo ao crescimento sustentável, por meio de investimentos públicos, incentivo ao capital privado e fortalecimento do setor primário.
AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/pib-do-maranhao-cresce-acima-da-media-nacional-no-primeiro-semestre-de-2025/