O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o trimestre imediatamente anterior. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10), marca a primeira queda do indicador após dois anos de crescimento e sugere uma estagnação da economia brasileira.
O resultado do trimestre foi fortemente influenciado pelo desempenho negativo da Agropecuária, que registrou uma queda de 2,5%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a Agropecuária foi o único setor a apresentar retração.
Por outro lado, a Indústria cresceu timidamente, com alta de 0,5% em relação ao trimestre anterior. Os Serviços, principal motor da economia brasileira, registraram um crescimento modesto de 0,3% no mesmo período.
Destaques por setor
A queda da Agropecuária foi atribuída à quebra de safra de algumas culturas, como soja e milho, devido a fatores climáticos. Na Indústria, o crescimento foi puxado principalmente pela Construção (1,1%) e pela Indústria de Transformação (0,4%), enquanto a atividade de eletricidade e gás recuou.
No segmento de Serviços, o crescimento mais expressivo veio do setor de Transporte, armazenagem e correio (0,7%) e de Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,6%). O setor de comércio, por sua vez, registrou estabilidade (0,0%).
Ótica da despesa
Pela ótica da despesa, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa os investimentos, teve uma queda significativa de 1,9% em relação ao segundo trimestre. O Consumo das Famílias avançou apenas 0,4%, indicando uma desaceleração no consumo.
Já as Exportações caíram 1,5% e as importações recuaram 1,3%. No acumulado em 12 meses, o PIB cresceu 1,7% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.
Leia também:
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/pib-recua-01-no-3o-trimestre-afetado-pela-agropecuaria-aponta-ibge/
