O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, registrou um novo marco histórico na última sexta-feira (5/12), ao ultrapassar pela primeira vez a marca de 300 milhões de operações em um único dia. Ao todo, foram contabilizadas 313,3 milhões de transações em 24 horas, segundo dados divulgados pela autoridade monetária.
O volume financeiro movimentado também foi recorde: R$ 179,9 bilhões transferidos entre usuários no mesmo período.
O Banco Central destacou que o desempenho reforça o papel do Pix como uma estrutura essencial para o funcionamento das atividades econômicas no país.
Até então, o maior número de operações diárias havia sido registrado em 28 de novembro, durante a Black Friday e o prazo final para pagamento da primeira parcela do 13º salário, quando o sistema somou 297,4 milhões de transações.
Lançado em novembro de 2020, o Pix tem se consolidado como o principal meio de pagamento eletrônico no Brasil. Só em novembro, o sistema atingiu 178,9 milhões de usuários cadastrados, sendo 162,3 milhões de pessoas físicas e 16,6 milhões de empresas.
Em outubro, o volume acumulado de recursos movimentados via Pix alcançou R$ 3,32 trilhões, conforme dados recentes do Banco Central.
O recorde reforça a rápida expansão do sistema, que segue impulsionando consumidores, empresas e a economia nacional.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/pix-bate-recorde-e-supera-300-milhoes-de-operacoes-em-um-unico-dia-pela-primeira-vez/
