30 de outubro de 2025
Polícia Civil MA prende ‘Gaspar’, fundador do Primeiro Comando do
Compartilhe:

A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência de Investigações Criminais (DCCO/SEIC), efetuou a prisão de Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”, na manhã desta quinta-feira (30), em São Paulo. Gaspar é apontado como um dos fundadores e líder influente da facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

A captura foi realizada no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, e contou com o apoio logístico e operacional da Polícia Civil paulista, incluindo o Setor de Investigações Gerais (SIG/DISE) e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra. A localização do foragido foi resultado de um trabalho investigativo minucioso do DCCO/SEIC.

O criminoso estava foragido desde 2022, quando recebeu o benefício da saída temporária referente ao Dia das Crianças e não retornou ao sistema prisional. Havia contra ele um mandado de recaptura expedido pela 1ª Vara das Execuções Penais de São Luís. Josué dos Santos da Silva possui uma pena total de 40 anos, 3 meses e 14 dias de reclusão pelo crime de homicídio.

Considerado um dos criminosos mais influentes da facção PCM, “Gaspar” responde a mais de 18 processos criminais. Suas condenações, que somam mais de 40 anos, abrangem crimes graves como homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e roubo.

Após a realização dos procedimentos legais na delegacia, o preso será reencaminhado ao sistema prisional maranhense, onde permanecerá à disposição da Justiça para dar continuidade ao cumprimento do restante de sua pena.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/policia-civil-ma-prende-gaspar-fundador-do-primeiro-comando-do-maranhao-pcm/