
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quinta-feira (16), uma nova etapa da Operação Captura, com foco no combate a crimes graves na Região do Munim. A ofensiva, coordenada pela Delegacia Regional de Rosário, já resultou em dez prisões e ocorre de forma simultânea nos municípios de Rosário, Morros e Cachoeira Grande, com desdobramentos também em São Luís.
As ações contam com o apoio da Força Estadual de Segurança, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM). Os mandados cumpridos são contra suspeitos de tentativa de feminicídio, homicídio, tortura, tráfico de drogas e roubo.
Entre os presos está um homem de 37 anos, capturado na Vila Samara, em São Luís. Ele é apontado como autor de uma tentativa de feminicídio registrada em outubro de 2024, em Rosário, contra a ex-companheira, que foi atingida por nove golpes de faca. A vítima, então com 31 anos, sobreviveu após passar por cirurgia de emergência e permanecer internada em estado grave.
Na ocasião, o agressor foi espancado por populares e encaminhado ao hospital, o que impediu o flagrante. Desde novembro do ano passado, ele estava foragido, com mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Rosário. Mesmo escondido, segundo a polícia, continuava ameaçando a vítima.
Durante a prisão, os agentes também detiveram o sobrinho do acusado, que possuía mandado de prisão por roubo, expedido pela 1ª Vara de Brejo, em janeiro deste ano.
Outras três prisões foram efetuadas em São Luís — duas delas por tráfico de drogas, no bairro Santa Bárbara. Em Rosário, a Polícia Civil prendeu três investigados, entre eles um homem suspeito de mandar executar um homicídio.
Armas e entorpecentes foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados.
Em Cachoeira Grande, os policiais buscam três suspeitos de tortura, enquanto em Morros o alvo é um homem conhecido como “Sobrinho”, apontado como traficante de alta periculosidade. As equipes seguem em diligências para localizá-los.
“Mapeamos indivíduos envolvidos em crimes graves e, de forma coordenada, conseguimos efetuar dez prisões. A Regional de Rosário continuará intensificando as operações para garantir que esses criminosos permaneçam presos”, destacou o delegado Adriano Mendes, titular da Regional de Rosário.
Lançada no fim de agosto, a Operação Captura integra a força-tarefa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) destinada a cumprir mandados de prisão de investigados por crimes graves. Desde o início da ação, mais de 1.400 pessoas já foram presas em todo o estado.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/policia-civil-prende-dez-suspeitos-por-crimes-graves-na-regiao-do-munim/