12 de dezembro de 2025
Polícia incinera 24 kg de drogas e envia 123 armas
Compartilhe:

A Polícia Civil realizou, na manhã desta sexta-feira (12) a incineração de cerca de 24 quilos de drogas apreendidas em operações policiais na cidade. O material destruído é resultado de 68 inquéritos conduzidos pelo 1º Distrito Policial, da 11ª Delegacia Regional, e incluía crack, maconha e cocaína.

O delegado regional Hudsom Nogueira destacou que o procedimento faz parte do protocolo do Sistema de Justiça e é essencial para dar transparência à sociedade sobre o destino do material apreendido.

É fundamental mostrar esse processo ao público, porque muitas vezes a sociedade tem dúvidas sobre a destinação final das drogas apreendidas. Aqui, tudo é verificado com rigor”, afirmou.

Antes da incineração, todas as embalagens relacionadas a cada inquérito foram conferidas detalhadamente, garantindo segurança, controle e rastreabilidade. O processo ocorreu em uma cerâmica da cidade, parceira do Sistema de Justiça, com acompanhamento do Poder Judiciário, Ministério Público, Vigilância Sanitária e do Tribunal de Justiça do Maranhão, assegurando total transparência.

A Polícia Civil reforçou que a destruição do material representa mais um avanço no combate ao tráfico de drogas em Balsas e região, além de possuir forte impacto simbólico.

As drogas eliminadas poderiam ter alimentado a criminalidade, prejudicado famílias e ameaçado vidas. A incineração marca a retirada definitiva dessas substâncias de circulação.

123 armas serão destruídas

Ainda na 11ª Delegacia Regional, uma equipe da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) realizou o recolhimento de 123 armas de fogo apreendidas nos últimos seis meses pelas polícias Civil e Militar. O arsenal, composto por armas ilegais e utilizadas em diversos crimes na cidade, foi encaminhado para São Luís, onde será destruído.

O transporte do material segue protocolo rigoroso, acompanhado por órgãos fiscalizadores a fim de garantir transparência e segurança em todo o processo.

De acordo com a Polícia Civil, a retirada e destruição dessas armas resultam em redução direta da criminalidade, impedindo que armamentos usados em delitos retornem à circulação.

A ação reforça o compromisso das instituições de segurança pública em proteger a população de Balsas e fortalecer o combate à violência na região sul do estado.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/policia-incinera-24-kg-de-drogas-e-envia-123-armas-apreendidas-para-destruicao-em-operacao-de-seguranca-em-balsas/