
Forças de Segurança Pública do Maranhão entram no segundo dia de buscas por Leandro Sousa procurado pelo assassinato do delegado Márcio Mendes Silveira, 51 anos, nesta quinta-feira (10) durante um cumprimento de mandado de prisão no povoado Jenipapeiro, zona rural de Caxias, no Maranhão. A polícia divulgou imagens do suspeito.
Na ação, dois investigadores também foram baleados. Nessa quinta-feira (10) o agente Ibiapina foi atendido e liberado em seguida. Já o agente Valdemir foi submetido a cirurgia no braço, passa bem, mas deve receber alta apenas no sábado (12).
Com a fuga do suspeito, uma força tarefa foi iniciada com Polícias Militares do Piauí e Maranhão, a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) do Piauí e Maranhão, além Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Também estão sendo utilizados o Centro Tático Aéreo e Núcleo de Operações com Cães.
Relembre o crime
O delegado da Polícia Civil do Maranhão, Márcio Mendes Silveira, foi morto a tiros na manhã dessa quinta-feira (10), durante uma operação realizada no município de São João do Sóter, localizado na zona rural de Caxias, a cerca de 70 km de Teresina. Dois policiais civis que participavam da ação também foram baleados e encaminhados para atendimento médico, mas ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
A equipe, lotada na Delegacia Regional de Caxias, havia se deslocado até São João do Sóter para cumprir um mandado de prisão contra Leandro da Silva Sousa, de 32 anos, natural da cidade de Joselândia, acusado de roubo. Segundo informações preliminares, ao chegarem ao local, os agentes foram recebidos a tiros, dando início a um intenso confronto. Durante a troca de tiros, o delegado Márcio Mendes foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
Leandro da Silva Sousa, alvo da operação, teria reagido com violência à tentativa de prisão e é apontado como o autor dos disparos que mataram o delegado. Após o ataque, o suspeito fugiu e está sendo procurado pelas forças de segurança. Reforços das polícias Civil e Militar foram enviados à zona rural de Caxias para intensificar as buscas pelo foragido.
Márcio Mendes era considerado um profissional experiente e respeitado dentro da corporação. Sua morte provocou forte comoção entre colegas, autoridades e moradores da região. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas uma nota deve ser divulgada nas próximas horas. A investigação está em andamento.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/policia-intensifica-buscas-por-suspeito-de-matar-delegado-durante-operacao-no-maranhao/