15 de julho de 2025
Prefeito de Igarapé do Meio é suspeito de matar PM
Compartilhe:

O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), foi preso na manhã desta terça-feira (15), em São Luís, após se apresentar na sede da Polícia Civil. Ele é acusado de matar o policial militar Geidson Thiago da Silva dos Santos, durante uma vaquejada no município de Trizidela do Vale, no interior do Maranhão, no dia 6 de julho.

A prisão preventiva havia sido decretada nessa segunda-feira (14) pelo juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, da 2ª Vara de Pedreiras, com base na necessidade de garantir a ordem pública e viabilizar a apreensão da arma usada no crime, que ainda não foi localizada.

Leia também: Justiça decreta prisão preventiva de prefeito que matou PM em vaquejada

Os policiais chegaram a procurar o prefeito em sua residência e na sede da prefeitura de Igarapé Grande, mas ele não foi encontrado. No entanto, nesta terça, ele se apresentou voluntariamente à Polícia Civil, sendo encaminhado em seguida ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito.

Segundo testemunhas, o policial — que estava de folga — pediu que João Vitor diminuísse a intensidade da luz do seu veículo, que estaria atrapalhando os presentes no evento. O desentendimento evoluiu para uma confusão generalizada, culminando em disparos efetuados pelo prefeito contra o PM, possivelmente pelas costas, conforme relatos.

Geidson ainda foi socorrido e levado a um hospital em Pedreiras, sendo transferido depois para uma unidade com mais recursos, mas não resistiu aos ferimentos. Ele era lotado no 19º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão e foi sepultado no dia 8 de julho.

João Vitor Xavier poderá ser julgado por tribunais superiores, caso o processo avance para a fase de julgamento. O caso segue sendo investigado pela Delegacia Regional de Pedreiras.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/prefeito-que-matou-policial-militar-em-vaquejada-e-preso-em-sao-luis/