A sexta edição da Festa da Música no Maranhão (FMM) celebrou, na noite desta quinta-feira, o Prêmio Papete 2024, no qual a riqueza cultural e o talento artístico do estado foram os grandes protagonistas. O evento, realizado em São Luís, marcou a história da música no Maranhão com homenagens emocionantes, apresentações memoráveis e a valorização de nomes que contribuem para o fortalecimento da cultura local, regional e nacional.
A programação teve início às 20h, com uma recepção cultural conduzida pelo grupo GDAM e o impacto simbólico das Caixeiras do Divino da Família Menezes. O artista e idealizador da Festa da Música no Maranhão, Emanuel Jesus, deu o tom ao evento com uma abertura marcada por emoção e inclusão, enfatizando o compromisso da FMM em garantir acessibilidade para todos os públicos, incluindo tradução simultânea em Libras.
Em seu discurso, Emanuel destacou o simbolismo da data, situada entre o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, ressaltando que o Prêmio Papete 2024 celebrava a pluralidade da cultura maranhense e sua contribuição para o cenário artístico nacional.
Entre os homenageados, o destaque da noite foi Rita Benneditto, reverenciada por sua trajetória criativa e generosa na música. Outras 40 personalidades, projetos e instituições também receberam honrarias, reforçando a diversidade e a força do ecossistema cultural maranhense.
Espetáculos musicais e homenagens marcantes
A FMM Orquestra conduziu a trilha sonora da noite, acompanhando apresentações de artistas locais e nacionais. Toni Garrido,ex- vocalista do Cidade Negra, trouxe sua energia contagiante com sucesso “A Estrada”, entre outras sequências musicais. O artista fez uma apresentação contagiante junto às Caixeiras do Divino da Família Menezes, fazendo a conexão da música do Maranhão com o Brasil. Rita Benneditto emocionou o público com um repertório repleto de brasilidade e força cultural.
O encerramento ficou por conta da banda Os Tropix, que uniu todos os artistas em um momento apoteótico. Cada performance reforçou a essência do Prêmio Papete: celebrar a música como um instrumento de identidade, resistência e transformação.
Parcerias fundamentais para a cultura
A FMM 2024 é uma realização da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura
com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Equatorial Maranhão e Banco do Nordeste, além de apoio da Prefeitura de São Luís (SECULT), Cerveja Dona e Amo Vinho.
Durante o evento, representantes das instituições destacaram o impacto social do investimento em cultura, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento cidadão por meio da arte.
O reconhecimento in memoriam também emocionou a todos, homenageando personalidades como Carlos Berg e Mamão Bass, cuja contribuição para a música maranhense continua viva na memória cultural do estado.
A música como legado
O Prêmio Papete 2024 reafirmou o protagonismo da música maranhense no cenário nacional e internacional. Mais do que um evento, foi uma celebração da identidade cultural, do talento e da força criativa que tornam o Maranhão um celeiro artístico único.
Com olhos voltados para o futuro, a FMM segue sendo uma plataforma para valorizar e dar visibilidade à pluralidade de vozes e sons que ecoam do estado para o mundo.
O Prêmio Papete expressa a valorização e o resgate da memória musical do estado, inserido na programação da Festa da Música no Maranhão. Sem caráter competitivo, a finalidade da premiação é reconhecer a contribuição dos artistas, grupos, instituições e iniciativas de fomento e difusão, tendo como referência o cantor, compositor e percussionista da cidade de Bacabal, “Papete”.
Papete foi um pioneiro da música e da cultura popular no Maranhão e que tem o seu trabalho reverenciado no cenário musical. A premiação destaca uma conexão com a cena atual da música brasileira, reiterando não só o trabalho de novos artistas, grupos e bandas, como projetos de valorização e fomento da música no Maranhão.
Em 2024 mais de 40 homenageados receberam o mérito cultural. A estatueta da premiação é uma obra de arte assinada pelo artista plástico maranhense, Eduardo Sereno. Na curadoria do prêmio estão: Josias Sobrinho, cantor e compositor, os jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho e o curador convidado Vinaa, cantor, compositor, pesquisador e produtor cultural.
Lista dos homenageados
Grande homenagem da noite Rita Benneditto
Caixeiras do Divino da Família Menezes (Dindinha, Zezé, Graça e Bartira)
Milla Camões
Jesiel Bives
Gabriela Leão
Santa Cruz
Ruaní
Os Tropix
Songbook Sérgio Habibe – Canções de Mar e Cidade
Israel Dantas
Sarah Byancci
Riba Palmares
Mauro Travincas
Luciana Pinheiro
Mestre Basílio Durans
Memel Nogueira
Alex Palhano
Quirino
Diego Reis
Enme Paixão
Hugo Gugs
Jandir Gonçalves
Mestre Zé Carlos
Luzian Filho
Josias Filho
Helton Borges
Cláudio Lima
Brutallian
MC Alcino
Festival Zabumbada
SESC Musica
Programa Plugado – Rádio Mirante FM
TV Mirante
TV e Rádio Assembleia
Rádio Timbira
Homenageados – In Memoriam
Carlos Berg
Tadeu de Obatalá
Cláudio Pinheiro
Mamão Bass
Zezé Alves
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/premio-papete-2024-consagra-talentos-e-reforca-a-grandiosidade-da-musica/