Moradores do bairro Cohatrac II e do Planalto Anil II — em São Luís — têm relatado ter visto um drone sobrevoando os quintais de suas casas. Segundo os relatos, o aparelho chega a permanecer parado por mais de 10 minutos em cada local.

Assustados com a presença do drone, os moradores temem pela privacidade e segurança de suas famílias. “Não sabemos quem está por trás disso, mas a sensação de invasão é muito grande”, afirmou um dos residentes à imprensa.

Outro morador — residente do Planalto Anil II — relatou ter se deparado com um drone sobrevoando seu quintal, ao chegar em casa do trabalho. Segundo o relato de outro morador, o aparelho sobrevoa “as regiões das ruas do Planalto Anil II há um bom tempo”.

“Acredito que é o mesmo do Cohatrac, região da prça, em função do seu percurso sempre retornando nesse sentido. Imaginei que fosse da Polícia”, relata o residente.

No Brasil, o uso dessas pequenas aeronaves não tripuladas é regulado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que, inclusive, publicou em maio de 2017 uma cartilha com orientações para usuários de drones.

Até o momento, não há informações sobre quem estaria operando o drone, e a situação tem gerado inquietação. Moradores já cogitam acionar as autoridades para investigar o caso e garantir que as operações sejam interrompidas.