
O número de municípios brasileiros atendidos por companhias privadas de saneamento aumentou 525% nos últimos cinco anos. Hoje, 1.820 cidades, aproximadamente um terço do total do país, contam com serviços operados em regime de concessão plena ou parcial, além de contratos de parceria público-privada.
Os dados constam do Panorama da Participação Privada no Saneamento, divulgado nesta segunda-feira (25) pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindcon).
Segundo a entidade, esse avanço está diretamente ligado ao Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em 2020, que abriu o setor à participação do capital privado. Como consequência, a fatia privada nos investimentos cresceu de 15,1% em 2020 para 27,3% em 2023, acumulando R$ 84 bilhões nesse período.
Expansão de água e esgoto
O levantamento mostra ainda que, entre 2019 e 2023, as empresas privadas construíram mais de 197 mil quilômetros de redes de água e esgoto, um esforço para atender às metas de universalização definidas pelo Novo Marco Legal. A lei estabelece que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto. Atualmente, 68% dos municípios já possuem contratos que preveem a universalização dentro do prazo.
Para a diretora-executiva da Abcon Sindcon, Christianne Dias, a meta segue viável.
“Quando a gente fala de saneamento, nós estamos falando de contratos de longa duração e há uma morosidade natural da construção da infraestrutura que precisa ser feita para o serviço chegar na casa do do brasileiro. Então, a gente vai conseguir ver resultados mais significativos a médio prazo, mas nós já temos tido resultados positivos”, afirma.
Impacto social
De acordo com a associação, o maior engajamento do setor privado tem contribuído para reduzir desigualdades no acesso ao saneamento. Entre 2019 e 2023, mais de 674 mil domicílios de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa passaram a ter água encanada, e cerca de 1,2 milhão receberam ligação de esgoto. Nesse período, também houve aumento de 60% nos locais contemplados pela tarifa social.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/presenca-de-empresas-privadas-no-saneamento-cresce-mais-de-500-em-cinco-anos/