No próximo dia 30 de julho, o Fórum Desembargador Kleber Moreira de Sousa será palco da primeira audiência de instrução e julgamento de Eliseu Castro – acusado do feminicídio burtal de Ana Caroline Sousa Campelo. O caso chocou o município de Maranhãozinho em dezembro de 2023, e será julgado na cidade de Governador Nunes Freire, distante 181 km de São Luís.
O Ministério Público do maranhão (MPMA) apresentou a denúncia após a conclusão do inquérito policial, que foi aceita pelo juiz João Paulo de Sousa Oliveira. No julgamento, serão ouvidos o acusado e diversas testeminhas, que podem trazer à tona detalhes cruciais para a eludicação do crime.
A vítima havia se mudado recentemente para a município com a companheira – e foi vista pela última vez sendo abordada por um homem em uma moto.
Ana Caroline tinha apenas 21 anos e foi cruelmente assassinada. Ela foi encontrada desfiguradao: olhos, orelhas e parte do couro cabeludo arrancados, estado que chocou até mesmo investigadores mais experientes.
As investigações apontem que o motivo do crime está relacionado à condição de gênero da vítima, caracterizando um feminicídio. O assassinato da maranhense também é denominado lesbocídio, motivado por lesbofobia.
Diante da brutalidade do crime, o caso ganhou repercussão nacional, gerando manifestações de grupos LGBTQIA+ em outros estados brasileiros.
Familiares, amigos da vítima e membros de organizações criminosas planejam mobilização em frente ao Fórum, em cobrança por justiça no dia do julgamento de Eliseu Castro.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/07/preso-por-matar-a-jovem-ana-caroline-sera-julgado-no-proximo-dia-30-de-julho/