25 de novembro de 2024
PRF apreende mais de 28 kg de skunk na BR-222,
Compartilhe:

A Polícia Rodoviária Federal aprendeu 28,4 kg de substância entorpecente semelhante a skunk em uma abordagem, nesta terça-feira (25). O entorpecente é popularmente conhecido como “supermaconha”. A droga foi apreendida na BR-222 em Vargem Grande, a 72 km de São Luís.

Segundo a PRF, a droga foi encontrada durante busca veicular e estava dividida em 25 tabletes escondidos em um compartimento oculto por trás do painel do automóvel (compartimento feito com o objetivo de burlar a fiscalização).

O motorista do veículo — um piauiense de 34 anos — foi preso por tráfico de drogas. Durante todo o momento da abordagem ele permaneceu calado, sem apresentar qualquer informação sobre possível origem ou destino, ou quanto ganharia para transportar a carga de entorpecente. (Mais após a imagem)

Créditos – PRF/Reprodução

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos legais cabíveis.

Somente neste ano, já foram apreendidos mais de 505 kg de skunk em ações de combate ao tráfico de drogas no Maranhão.

skunk é uma variedade de cannabis (maconha) conhecida por seu alto teor de THC (tetrahidrocanabinol), o principal composto psicoativo da planta.

O uso dela pode resultar em efeitos psicoativos mais intensos do que os de variedades de cannabis com menor concentração de THC, gerando efeitos adversos à saúde mental, como riscos aumentados de ansiedade, paranóia e distúrbios psicóticos.

O Dia Mundial de Combate ao Tráfico

Com a apreensão registrada desta terça-feira (25), a PRF atinge a marca de 1.403 kg de drogas apreendidas nas rodovias federais maranhenses neste ano — superando, antes do término do primeiro semestre de 2024, os 1.401 kg de entorpecentes apreendidos durante todo o ano passado.

Neste 26 de junho, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito. Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que as drogas são a raiz de um sofrimento humano imensurável, seu uso corrói a saúde e o bem-estar das pessoas e as overdoses causam centenas de milhares de mortes todos os anos.

No último dia 19 de junho, a Polícia Federal deflagrou a Operação Persecutus — com o objetivo de combater o tráfico de drogas interestadual e outros crimes relacionados.

Cerca de 30 policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, sendo três na capital piauiense e dois no município de Timon. Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquérito de Teresina.

*Com informações da assessoria da PRF

Fonte: https://oimparcial.com.br/policia/2024/06/prf-apreende-mais-de-28-kg-de-skunk-na-br-222-em-vargem-grande/