
A primeira fase da Operação Nordeste Integrado, conduzida pelas forças de segurança do Maranhão, prendeu 54 pessoas e apreendeu três adolescentes ao longo de dois dias de atividades. O balanço parcial foi divulgado nesta sexta-feira (8).
Segundo as autoridades, a ofensiva resultou ainda na apreensão de 11 armas — sendo 10 de fogo —, mais de 200 munições, cerca de 12 quilos de entorpecentes (incluindo maconha, cocaína e crack), dinheiro e veículos com registro de roubo.
A operação concentrou esforços em cidades que fazem divisa com o Piauí: Caxias e Timon (próximas a Teresina), Araioses e Tutóia (na fronteira com Parnaíba), além de Barão de Grajaú e São João dos Patos (limítrofes com Floriano). No total, 36 pessoas foram detidas por mandados judiciais e 18 em flagrante. Os adolescentes foram apreendidos por ato infracional equivalente ao crime de associação criminosa. Também foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão.
Entre as prisões realizadas estão: um suspeito de estupro de vulnerável em Caxias; três detidos em Tutóia, incluindo um comerciante acusado de abusar sexualmente de duas crianças; e dois em Timon, sendo uma mulher apontada como responsável pelo setor financeiro de uma facção e um homem identificado como líder criminoso. Ainda em Timon, três menores com suposta ligação a facções foram apreendidos.
A Polícia Militar segue com ações ostensivas, incluindo barreiras em pontos estratégicos de Timon, Paulino Neves (MA-315), Tutóia (MA-034), Araioses (entrada da cidade e povoado Piranji), além de Caxias e Barão de Grajaú. Mais de 1.100 veículos já foram abordados, e incursões continuam em bairros para combater crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios.
Sobre a operação
No Maranhão, mais de 300 policiais civis e militares participaram, junto a agentes de inteligência, equipes da Força Estadual e do Centro Tático Aéreo (CTA), utilizando viaturas, motocicletas e dois helicópteros.
A Operação Nordeste Integrado envolve forças de segurança de oito estados — Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia — e é coordenada pelo Conselho de Secretários de Segurança Pública do Nordeste. No total, 6 mil policiais atuam para cumprir 510 mandados judiciais em toda a região.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/primeira-fase-da-operacao-nordeste-integrado-prende-54-pessoas-no-maranhao/