
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pode arquivar o processo que pede a cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O relator do caso, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), apresentou nesta quarta-feira (8) parecer favorável ao encerramento do procedimento.
O relator, Marcelo Freitas, que já afirmou ser aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi selecionado pelo presidente do colegiado para relatar a denúncia. Em seu parecer, ele argumentou que “a denúncia é equivocada” e disse que “não há elementos para a continuidade do processo”.
A observação do parecer sofreu adiamento a pedido da oposição e da base governista, devendo retornar à pauta na próximo encontro do Conselho. Caso o relatório seja aprovado, o caso será arquivado. Em caso de rejeição, um novo relator será designado para conduzir o processo.
Acusação contra Eduardo Bolsonaro
O filho do ex-presidente é apontado por atuar em defesa de sanções dos Estados Unidos contra autoridades e produtos brasileiros, com o objetivo de “desestabilizar instituições republicanas” no Brasil.
Eleito por São Paulo, Eduardo Bolsonaro reside atualmente nos Estados Unidos desde o início de 2025. No país norte-americano, o parlamentar tem se reunido com lideranças políticas e é indicado como um dos articuladores de medidas econômicas que pressionam o governo Lula.
A atuação de Eduardo levou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a denunciá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar influenciar autoridades e interferir em ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também:
Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/processo-que-pede-cassacao-de-eduardo-bolsonaro-pode-ser-arquivado-na-camara/