
O Professor Doutor Euclides Moreira Neto acaba de lançar o seu novo livro “Práticas e Inovação dos Blocos Tradicionais do Maranhão”, que destaca a importância dessa manifestação cultural maranhense como fenômeno identitário, com selo da Editora da Universidade da Amazônia (UNAMA), sediada em Belém do Pará.
O livro “PRÁTICAS E INOVAÇÃO DOS BLOCOS TRADICIONAIS DO MARANHÃO”, que será sendo lançado é a versão original da Tese Doutoral do Professor Euclides Moreira Neto, defendida em 23 de novembro de 2023, naquela Instituição de Ensino Superior, obtendo nota máxima da banca examinadora. Portanto, a publicação impressa trata-se da tese apresentada à Universidade da Amazônia (UNAMA) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor no Programa Doutoral em “Comunicação, Literatura e Cultura”, na linha de pesquisa “Sociedade, Representação e Tecnologias”.
A investigação constitui-se de um trabalho que visa fornecer maior contributo para os grupos de cultura popular maranhense e tem como Palavras-chave: Carnaval, Blocos Tradicionais, Empreendedorismo, Gestão Cultural e Maranhão. O Doutorado na UNAMA foi desenvolvido entre os anos de 2020 a 2024 com a orientação do Prof. Dr. Edgar Monteiro Chagas Júnior, integrante do quadro docente daquela Instituição de Ensino Superior.
A impressão do livro que será lançado por Moreira Neto foi custeada com recursos próprios e tem uma tiragem limitada, por meio da Viégas Editora de são Luís-MA, mas, segundo o autor, o conteúdo da publicação será disponibilizado pela plataforma da Editora da UNAMA de maneira totalmente gratuita, portanto, sem ônus para pesquisadores, estudantes, professores e pessoas interessadas em investigar o fenômeno da manifestação cultural BTM em terras maranhenses.
Para o autor da obra, Euclides Moreira Neto, o estudo sobre os BTMs se propõe a identificar as ações de empreendedorismo praticadas no universo cultural ludovicense para manutenção e expansão dos Blocos Tradicionais do Maranhão (BTMs). A partir da historicidade desses grupos, que constituem a principal manifestação cultural do ciclo carnavalesco da capital maranhense, e têm a possibilidade, enquanto elementos identitários, de se multiplicar e vender uma imagem original e genuína dessa região brasileira, pode-se dar-lhes visibilidade e status enquanto expressão única que ocorre somente na região metropolitana da cidade de São Luís.
Euclides informou que “foram observados as práticas e o modus operandi dos grupos, relacionando sua interação com outras manifestações culturais da região e as transformações sofridas ao longo dos últimos 80 anos. Para melhor compreensão do fenômeno cultural, foi feito um levantamento da estrutura dos BTMs, conceituando-se suas práticas coreográficas e sonoras por meio de um glossário das expressões e instrumentos utilizados na referida manifestação. No enquadramento teórico, foram abordados tópicos sobre poder, articulações empreendedoras na área cultural, sustentabilidade social, cultura popular e tradição, com ênfase na visão das Ciências da Informação, com inspiração em Estudos Culturais. O estudo fundamentou-se na abordagem qualitativa e as técnicas de colheita foram entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos”, disse.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/04/professor-euclides-moreira-lanca-livro-sobre-blocos-tradicionais/