A Carreta Digital, programa do Ministério das Comunicações, executado pela Rede Brasileira de
Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), já impacta cerca de nove mil alunos no Rio Grande do Sul, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, onde o projeto já é realizado desde setembro de 2024.
A iniciativa leva às escolas públicas, laboratórios itinerantes equipados com tecnologias de ponta, incluindo impressoras 3D e kits de robótica. Até dezembro, estudantes da rede pública de ensino de Codó, no interior do Maranhão, terão acesso aos cursos de informática, robótica e tecnologia de ponta,
gratuitamente. Os cursos gratuitos promovem a inclusão digital, capacitação profissional e oportunidades de inserção no mercado de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destaca a importância do projeto.“Essa é uma iniciativa que leva tecnologia, capacitação e oportunidades até quem mais precisa. O projeto integra as ações de inclusão digital do Ministério das Comunicações e vem percorrendo municípios de todo o Brasil, oferecendo cursos gratuitos em informática e cidadania digital”, disse o ministro.
Para ser ampliado, o projeto receberá R$7,8 milhões. Com o recurso investido, os estados
do Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco também serão comtemplados com o programa. De acordo com a coordenação da RBCIP, a expectativa de certificação total do programa é promissora.
“A meta inicial era formar 15 mil alunos. Com a expansão do projeto em mais três estados, devemos capacitar 23 mil jovens no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. É uma grande oportunidade deles serem iniciados em uma profissão, que pode favorecer a entrada no mercado de trabalho, apoiarem as suas famílias nas novas tecnologias, além de complementarem conceitos de matemática, física e outras habilidades”, explica Aline Marcon, coordenadora executiva do projeto Carreta Digital.
Entre os cursos ofertados estão robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Games), manutenção e conserto de celulares. Em Codó, a unidade está estacionada na Praça de São Sebastião, no pátio do Colégio Militar 2 de Julho. A meta é formar cerca de 700 jovens até 15 de dezembro. As inscrições estão abertas para estudantes da rede pública, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
“É nessa Carreta Digital, onde nós vamos incluir o jovem. Isso é um momento de beleza
para nossa população. A carreta vai fazer com que a gente profissionalize nossa juventude, isso é uma coisa que eu tenho, mais uma vez, só que agradecer a Deus” destaca
o prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira.
Horários previstos para as aulas da Carreta Digital em Codó:
Matutino
- 1a turma: 8h00 a 9h45
- 2a turma: 10h00 a 11h40
Vespertino
- 3a turma: 14h00 a 15h45
- 4a turma: 16h00 a 17h40
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/programa-carreta-digital-chega-a-codo-ma-para-certificar-estudantes-da-rede-publica/
