
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta quarta-feira (27) à entrega dos tablets do programa Tô Conectado. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à tecnologia e fortalecer a qualidade do ensino em todo o Maranhão, através da oferta dos dispositivos aos estudantes do ensino médio da rede estadual, modernizando a experiência da aprendizagem.
Executado pela Seduc, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa garante a cada estudante contemplado um tablet com acesso à biblioteca digital, vídeos, plataformas de ensino, além de aplicativos educativos como o Elefante Letrado, que terá formação específica para professores. Após a conclusão do Ensino Médio, os estudantes poderão permanecer com o dispositivo, como legado dessa política de inovação.
Para a secretária da pasta, Jandira Dias, esse momento é um marco para a educação, garantindo acessibilidade digital aos estudantes maranhenses.
“Hoje é um dia muito especial para a educação do Maranhão. Estamos aqui, na Grande Ilha de São Luís, iniciando um movimento que vai alcançar cada canto do nosso estado: A entrega dos tablets do programa Tô Conectado. Este é apenas o começo. Depois dessa etapa vamos seguir levando essa transformação para todas as regiões do Maranhão”, ressaltou.
Cada aparelho vem com acesso de 20GB de internet gratuita mensalmente, com o objetivo de modernizar o ensino aos estudantes, promover a inclusão digital e oferecer ferramentas que contribuam para a melhoria da qualidade educacional.
A estudante do Centro de Ensino Professor Robson Campos Martins, Daryellen Damillen, contou sobre a emoção ao receber o equipamento. “Eu fiquei muito emocionada em receber esse tablet das mãos da secretária Jandira. É um incentivo enorme para os nossos estudos, porque agora vamos ter mais acesso a conteúdo, pesquisas e ferramentas que vão nos ajudar a aprender cada vez mais”, ressaltou.
Nesta terça-feira (26), gestores escolares participaram de uma capacitação para assegurar a correta ativação dos tablets e a organização da entrega. Os dispositivos estão sendo distribuídos, de maneira escalonada, diretamente nas escolas da rede, de forma individual e vinculada ao CPF do estudante, garantindo a segurança, o rastreamento e o uso adequado da ferramenta.
A iniciativa contribui para que o Maranhão avance significativamente na inclusão digital, com democratização do acesso à tecnologia, combinando inovação e educação para impactar positivamente a vida de milhares de jovens estudantes.
*Fonte: Governo do Marahão
Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/08/programa-to-conectado-iniciada-entrega-de-tablets-para-estudantes-da-grande-ilha/