
O Governo do Maranhão avança na promoção da acessibilidade com a consolidação do projeto Cerimonial Mais Acessível, iniciativa do Cerimonial do Estado, idealizada pela primeira-dama Larissa Brandão. O projeto tem como objetivo garantir que todos os maranhenses, inclusive pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tenham acesso à participação em eventos públicos promovidos pelo governo estadual.
A proposta é realizada desde 2022 e está em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI 13.146/2015), com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e com o Plano Nacional de Cultura, que estabelece diretrizes claras para assegurar o acesso à cultura, informação e participação plena das pessoas com deficiência. Atualmente, por exemplo, todos os eventos realizados pelo Governo do Maranhão contam com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Com esse projeto, nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos maranhenses se sintam acolhidos, respeitados e incluídos nas ações públicas. A acessibilidade é um direito e também um gesto de respeito às pessoas”, afirmou a primeira-dama do Estado, Larissa Brandão.
A atuação do Cerimonial Mais Acessível está pautada nas sete dimensões da acessibilidade: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, atitudinal e natural. Para isso, são realizadas visitas técnicas para diagnóstico de acessibilidade e planejamento para a preparação dos eventos, garantindo que as estruturas físicas e as estratégias de comunicação estejam também adaptadas e preparadas para o público preferencial.
De acordo com a secretária-adjunta chefe do Cerimonial do Governo, Walquiria Moraes, o objetivo do projeto é quebrar todas as barreiras. “Nós levamos em consideração a comunicação inclusiva, com Libras, convites em formatos acessíveis, audiodescrição e demais acessibilidades. Assim, o projeto quer ser um exemplo a ser seguido para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou.
A assessora de Acessibilidade do Cerimonial do Governo, Alessandra Pajama, lembrou que essas medidas são deveres da sociedade e do Estado. “A acessibilidade é um valor que deve ser incorporado em todas as esferas da vida, e esse projeto é um passo significativo nessa direção. A ideia é transformar cada ato do governo em uma verdadeira celebração à diversidade e inclusão”, explicou a assessora.
Entre as principais ações desenvolvidas pelo projeto estão:
- Adequação de mídias e materiais de divulgação;
- Treinamento de equipes para atendimento inclusivo;
- Preparo de espaço preferencial em ambientes de evento;
- Realização de audiodescrição durante as programações;
- Mobilização e divulgação junto aos segmentos preferenciais;
- Acompanhamento e recepção personalizada para o público com deficiência;
- Diagnóstico de acessibilidade e orientação dos locais a serem utilizados.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/04/projeto-cerimonial-mais-acessivel-fortalece-inclusao-social-em-eventos-publicos/