
O Terreiro Ylê Axé Onilê Orixá – Portal de Encantaria, localizado na Vila Nova, região Itaqui-Bacanga, em São Luís, vai realizar duas oficinas gratuitas nos dias 23 e 24 de agosto, sábado e domingo. As atividades integram o projeto Círculo Sagrado das Ervas – Saberes Ancestrais e a Cura por meio das Plantas Medicinais.
A proposta tem o intuito de valorizar os saberes tradicionais das religiões de matriz africana, conectando espiritualidade e ciência no uso medicinal e ritualístico das ervas. As oficinas são voltadas para toda a população de São Luís, com um foco especial em povos de terreiro, lideranças comunitárias, praticantes das tradições afro-brasileiras, moradores da região Itaqui-Bacanga e interessados em fitoterapia.
“Trata-se de uma ação com relativa importância que une a força da oralidade ancestral à urgência da preservação dos saberes tradicionais. Ao plantar, cultivar e falar das ervas, também curamos memórias e fortalecemos nossa identidade cultural”, explica o coordenador-geral do projeto e sacerdote do terreiro, Gerson Diniz.
Oficina Teórica – 23 de agosto (sábado)
Guiada pela entidade espiritual Zé de Légua e a farmacêutica Kallyne Bezerra. A dupla oportunizará aos participantes uma vivência que une os fundamentos da farmacologia com o conhecimento ancestral sobre o uso das ervas sagradas.
O encontro contará com recursos visuais, material impresso e intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão. Serão abordadas as principais ervas utilizadas nas práticas afro-brasileiras, seus efeitos terapêuticos e simbologias espirituais.
Oficina Prática – 24 de agosto (domingo)
No segundo dia, os participantes se reunirão para aprender técnicas de preparo de chás, infusões, lambedores e plantar, de forma coletiva, um canteiro circular de ervas medicinais, inspirado na simbologia dos pontos riscados, elementos sagrados das religiões de matriz africana. A atividade abordará o cultivo correto das ervas, seus cuidados e aplicações práticas.
Todas as atividades serão transmitidas de forma online, contando ainda com registro em fotos e vídeo, tendo desdobramentos em ações educativas internas no terreiro, com foco nas futuras gerações de iniciados e frequentadores. A proposta reafirma o papel dos terreiros como espaços de resistência, cuidado e transmissão de saberes.
As vagas para participação são limitadas. As inscrições devem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram do terreiro: @yleaxeonileorixa2006.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/projeto-cultural-promove-oficinas-com-plantas-medicinais-na-regiao-itaqui-bacanga-em-sao-luis/