1 de julho de 2025
Projeto Trilha de Saberes oferece serviços à comunidade quilombola de
Compartilhe:

Durante os dias 19 a 23 de maio, a comunidade quilombola de Santa Maria, no município de Icatu, recebe cursos de qualificação profissional, assim como outros serviços voltados ao desenvolvimento e fortalecimento do afroturismo na região. As atividades oferecidas fazem parte do projeto “Trilha de Saberes para o Turismo”, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), a iniciativa visa realizar ações imersivas e promover o desenvolvimento econômico do patrimônio cultural das comunidades tradicionais, buscando o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC).

Entre as etapas da capacitação, coordenada pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional, estão a oferta dos cursos de Hospedagem e Alimentação, Roteirização Turística e Produção Associada ao Turismo, com foco no artesanato.

Além das qualificações, serão realizados passeios guiados pela comunidade de Santa Maria e o Encontro de Embaixadores Mirins, com atividades especiais voltadas às crianças e adolescentes que desenvolvem trabalhos relacionados ao patrimônio, com ênfase na valorização da história e da cultura local. O município é uma região com forte identidade cultural e histórica, reconhecido pela preservação de tradições e expressões artísticas afro-brasileiras.

As atividades desenvolvidas na comunidade fazem parte do primeiro ciclo do projeto, que contempla três eixos: Alimentação, Hospedagem e Artesanato.

A experiência imersiva será finalizada com uma feira cultural, conduzida pela comunidade e suas lideranças. Com o objetivo de evidenciar as potencialidades da culinária, do artesanato e das manifestações culturais da região.

Com a conclusão da primeira etapa de qualificação profissional, a equipe técnica da Setur-MA retornará à comunidade para efetivar a segunda fase de atividades, quando serão analisadas as melhorias implementadas e desenvolvidas pelos estudantes que participaram do primeiro ciclo de capacitações.

Esta é a primeira ação do projeto “Trilha de Saberes para o Turismo” durante o ano de 2025, e a segunda a ser executada pela Setur-MA. A primeira experiência foi realizada na comunidade quilombola Graça de Deus, em Mirinzal, em novembro de 2024.

“Trilha de Saberes para o Turismo”

A iniciativa do projeto “Trilha de Saberes para o Turismo” visa identificar e fomentar oportunidades para o desenvolvimento e fortalecimento das comunidades tradicionais, promovendo a valorização de sua cultura, história e tradições.

Com tais ambições, a Setur-MA lançou, no início de abril, o edital do projeto, voltado aos presidentes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), que fazem parte dos nove polos turísticos maranhenses e são responsáveis pela intermediação da formalização das comunidades tradicionais para participação no projeto.

Entre as exigências presentes no edital, as comunidades selecionadas devem estar localizadas nos territórios dos polos turísticos, de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, e contar com representação de uma IGR. Também devem ser reconhecidas como comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhas ou outras) e possuir potencial para atividades turísticas, como recursos naturais e patrimônio histórico e cultural — requisitos considerados obrigatórios.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/projeto-trilha-de-saberes-oferece-servicos-a-comunidade-quilombola-de-santa-maria-em-icatu/