
Na 2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar, realizada pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e com apoio do São Luís Shopping, mulheres quebradeiras de coco babaçu de diferentes municípios do estado expuseram uma variedade de produtos feitos à base do fruto. O evento, que ocorre até domingo (30), valoriza a produção e o trabalho das mulheres rurais, fundamentais para a agricultura camponesa.
Marinalva Brito, quebradeira de coco babaçu, vinda do município de Lago do Junco e representante da Associação de Mulheres de Quebradeiras de Coco Babaçu de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AMTR), destacou a importância do evento como espaço de divulgação do trabalho. “Oportunidade muito boa para mostrar o trabalho de cada companheira que produz cada produto desse com muito suor. É a segunda feira que participamos e sempre alternamos nossas expositoras para que todas tenham a chance de saber como é participar de um evento desse porte, então somos muito gratas”, afirmou.
De Itapecuru-Mirim, as mulheres do Clube de Mães Trabalhadoras Rurais Lar de Maria levaram produtos que evidenciam a versatilidade do babaçu na culinária, como sorvete, café, biscoitos veganos e pêtas. Antônia Vieira, do clube, ressaltou o sucesso do sorvete de coco babaçu, que se tornou o carro-chefe entre os itens expostos.
Outro grupo de quebradeiras, do quilombo Boa Vista, no município de Rosário, também marcou presença. Rosa Gaspar, uma das representantes do grupo, destacou que a feira é uma porta de divulgação para o trabalho das mulheres do quilombo, ressaltando a importância de ocupar um espaço que antes era inacessível para elas. “A Feira Mulher, para nós, é uma porta de divulgação do nosso trabalho. Uma oportunidade para mostrarmos nossos produtos e também para as pessoas conhecerem a nossa existência. Isso é muito importante para o quilombo e para divulgar os produtos que fazemos”, disse Rosa.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, comemorou o sucesso da edição, enfatizando que o babaçu é uma importante fonte de renda para milhares de famílias. “O babaçu é nosso. A SAF desenvolve políticas públicas voltadas para esse grupo de extrativistas e a Feira é um canal para que essas mulheres divulguem seus produtos e a população conheça a força produtiva do babaçu”, destacou.
A 2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar reforça o papel das mulheres rurais no sustento e na produção de alimentos, promovendo visibilidade para os produtos e a cultura do babaçu no Maranhão.
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/03/quebradeiras-de-coco-expoem-seus-produtos-na-2a-feira-mulher-da-agricultura-familiar/