
A Baixada Maranhense perdeu neste fim de semana (21/02), uma de suas lideranças política mais expressivas e combativas do Maranhão, principalmente durante a ditadura militar de 1964: o ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Bento, Isaac Dias que, aos 87 anos, se despediu da família, dos correligionários e dos amigos. Ele morreu de causas naturais em sua cidade natal, São Bento, cidade que representou como deputado estadual eleito em 1966, 1970, 1974 e 1990, quando se destacou como um dos mais combativos ao regime autoritário no âmbito estadual, diante de um plenário dominado por maioria esmagadora da Aliança Renovadora Nacional (Arena), que sustentava o regime militar.
Isaac Rubens Brito era o único representante da Baixada eleito pelo MDB na Alema, ao lado de José Bayma Serra, Bernardo Coelho de Almeida, José D’Assunção Brandão, Mauro Bezerra e outros parlamentares. No cenário nacional tinha o suporte de Renato Archer, Neiva Moreira e Cid Carvalho, todos cassados pela ditadura, via AI-5. Eles foram exilados e depois retornados ao Brasil após a Lei da Anistia. Eles lutaram fortemente pela restauração da democracia, processo que se realizou de vez durante o governo José Sarney, o filho da Baixada Maranhense de maior expressão na política e na história do Brasil.
Isaac Dias venceu a eleição de prefeito de Santo Bento em 1982 e 2000, e, também, antes, elegeu sua esposa Bitinha Dias, em 1992 para o mesmo cargo. No final da década de 1970, em 1979, Isaac juntou-se a Jackson Lago, Neiva Moreira e Mauro Bezerra para a fundação do PDT no Maranhão, como legenda, após o processo de abertura política “lenta, gradual e segura”, como diziam os militares do poder federal. O PDT surgiu alinhado às ideologias trabalhistas, socialistas democráticas, ou na visão da socialdemocracia. Na realidade, tudo começou em Lisboa, com Leonel Brizola exilado durante a ditadura, que se uniu aos socialistas portugueses, sob a liderança de Mário Soares. Na ocasião foi realizado o primeiro “Encontro dos Trabalhistas do Brasil”, quando elaboraram a Carta de Lisboa, com a definição da base programática do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Os políticos maranhenses, liderados por Jackson Lago, que foi, também deputado estadual, fizeram parte de todo esse debate dentro e fora do Brasil, puxado pelos exilados e os políticos que permaneceram no país.
Em agosto de 2017, ao completar 90 anos, o veterano combatente da política maranhense e influente liderança da baixada e de São Bento, terra de nascimento de outro maranhense ilustre José Sarney, que Isaac se opôs por longos anos, a sua esposa Bitinha Dias lançou o livro biográfico do marido “A saga de um sonhador”.
Reproduzo abaixo, um texto extraído do livro de Benedita do Socorro Rodrigues, a Bitinha Dias, publicado pelo jornalista Diego Emir: Filho do vereador Antônio Martinho Dias e Dona Joana Britto, Isaac nasceu em 2 de agosto de 1937, na Rua Coronel Carneiro de Freitas, em São Bento. Casou-se com Benedita do Socorro Rodrigues Dias (Bitinha Dias) em 1956 e formou uma descendência de 11 filhos, 14 netos e 3 bisnetos. Em sua carreira política, exerceu quatro mandatos de deputado estadual (eleito em 1966, 1970, 1974 e 1990) e dois de prefeito municipal (1982 e 2000). Marcou época ao lado dos deputados estaduais José Dominici e Chiquitinho Figueiredo, ambos de São João Batista. Segue o texto do jornalista: “Isaac desempenhou ainda os cargos de secretário municipal de governo (aos 19 anos de idade), escrivão e coletor da exatoria federal em São Bento e auditor fiscal da Receita Federal, no qual se aposentou em 1995.
NOTA DE PESAR DA ASSEMBLEIA
Com o mais profundo pesar, a Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Isaac Dias, aos 87 anos de idade, que ocorreu nesta sexta-feira (21), em sua cidade natal, São Bento.
Quatro vezes deputado estadual, sendo eleito nos anos de 1966, 1970, 1974 e 1990, Isaac Dias foi um dos maiores líderes políticos da Baixada Maranhense, sendo ainda eleito prefeito de São Bento por duas oportunidades (1982 e 2000), deixando um legado de ações e benefícios para a população de toda a região. O ex-deputado deixa 11 filhos, 14 netos e 3 bisnetos. Neste momento de dor, roga a Deus que acalente o coração dos amigos e familiares que conviveram com Isaac Dias, ao mesmo tempo em que pede ao Senhor que dê a ele o descanso eterno na mais absoluta paz.
DEPUTADA IRACEMA VALE
Presidente da Assembleia Legislativa
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/quem-foi-isaac-dias-o-resistente-a-ditadura-de-1964/