6 de julho de 2025
Rato é filmado passeando por produtos do Supermercado Mateus no
Compartilhe:

Nesta terça-feira (14), um cliente do Supermercado Mateus, localizado no bairro Renascença, em São Luís (MA), realizou a gravação de um vídeo onde mostra um rato passeando entre produtos expostos à venda. O caso viralizou nas redes e rapidamente virou motivo para questionar a segurança alimentar e higiene do estabelecimento.

O vídeo captura o momento em que o animal anda próximo a produtos alimentícios, causando revolta entre os consumidores e preocupações sobre as condições de limpeza do supermercado.

Nenhuma novidade

Em fevereiro deste ano, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) visitou uma unidade do Mateus, no bairro João Paulo, em São Luís, para seguir com ações de fiscalização em supermercados. Ao decorrer da fiscalização, foram identificadas diversas irregularidades. A equipe fiscal constatou a presença de embalagens abertas, sujeira, restos de comida e até mesmo um rato em decomposição no local de produtos expostos para venda.

Por conta dos problemas, a equipe do Procon efetivou a interdição dos setores 18 e 19 do estabelecimento comercial. O período estabelecido para regularizar o local foi definido com prazo de até 30 dias. Os produtos dos setores interditados só foram comercializados novamente após laudo técnico de profissional habilitado garantindo que os alimentos estariam em boas condições para consumo.

A desinterdição foi realizada pelo Procon após nova fiscalização e garantia de resolução de todas as irregularidades constatadas no ato da fiscalização. De acordo com a presidente do Procon/MA, Karen Barros, as ações de fiscalização em supermercados são realizadas frequentemente.

O trabalho de fiscalização em supermercados é primordial para assegurar a saúde e segurança dos consumidores. Nenhuma irregularidade é tolerada, sempre que houver infrações aos protocolos sanitários ou violação dos direitos do consumidor, penalidades serão aplicadas”, disse.

A presença de ratos em locais que comercializam produtos alimentícios é um sério problema, pois tal realidade pode comprometer a saúde pública e a segurança alimentar de inúmeros clientes. Ambos os casos relatados nesta matéria destacam a importância de seguir com padrões de higiene rigorosos para evitar altos riscos de contaminações em supermercados e outros estabelecimentos onde o controle sanitário deve ser rígido.

Para a publicação desta matéria, a redação do O IMPARCIAL entrou em contato com a empresa para apurar seu posicionamento em relação ao caso. No entanto, até o momento, o Grupo Mateus não se pronunciou sobre o episódio recente. Imediatamente espera-se que a rede tome providências para investigar o incidente, e assegurar que ações adequadas sejam estabelecidas e efetivadas, afim de evitar que situações semelhantes ocorram novamente.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/rato-e-filmado-passeando-por-produtos-do-supermercado-mateus-no-bairro-renascenca/