Apesar da Notícia de Infração, apontando ilegalidade na escalação do atleta Yuri Ferraz pelo Caxias-RS, em jogos da Série C do Campeonato Brasileiro, o recurso do Sampaio, que deu entrada no dia 12 de agosto e foi recebido pelo TJD quinze dias depois (27/08), até ontem, no início da tarde, estava sem nenhuma resposta.
O órgão não tinha dado sequer uma definição sobre o acolhimento da denúncia. Tudo porque a questão foi transformada, inicialmente, em inquérito onde foram ouvidas as partes interessadas e os denunciados, mas a comissão processante, ao que parece, pela demora, tem dúvidas para uma tomada de posição.
Os advogados do Sampaio Corrêa até já pediram o adiamento da homologação dos clubes rebaixados para a Série D, no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas o assunto saiu da pauta sob alegação de que os auditores poderiam “antecipar” o resultado do julgamento ao atender o pedido do reclamante. Também julgaram que a matéria poderia entrar em pauta antes do término do Brasileiro da Série C.
Esta competição, no entanto, chegou ao seu final no dia 23 de outubro (há 15 dias), com o título sendo conquistado pelo Volta Redonda-RJ. Se o clube gaúcho for punido com a perda dos pontos em que incluiu o atleta Yuri Ferraz, o Tricolor escapa do rebaixamento e o Caxias cairá para a Série D em 2025. O Tricolor maranhense comprova, por meio de imagens, que Yuri atuou quatro vezes pelo ABC, contrariando as exigências do regulamento (só três jogos) antes de ser transferido para outro clube da mesma terceira divisão (Série C).
Por sua vez, o Caxias diz que pesquisou as súmulas que mostraram a escalação do atleta apenas três vezes.Tudo isso aconteceu porque o ABC, no jogo com o Athletic, colocou Ferraz em campo (quarto jogo), quando Ruan, desistente, é que foi registrado pela arbitragem.
Mudanças
CBF quer antecipar Brasileirão de 2025
A CBF planeja grandes mudanças para o calendário do futebol brasileiro de 2025. A entidade deverá iniciar o Brasileirão na primeira quinzena de março, paralisar no Super Mundial de Clubes e terminar a competição durante o mês de dezembro.
O Super Mundial ocupa nove datas do Brasileirão, o que foi preciso pensar em uma solução. Sua realização ocorre de 15 de junho a 13 de julho e envolverá quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético. Além disso, os campeonatos estaduais devem iniciar logo na primeira semana de janeiro, o que fará com que os períodos de férias e de pré-temporada sejam menores. Os clubes terão a possibilidade de realizarem intertemporadas ou de conceder férias aos atletas no período de pausa no calendário para a disputa do Mundial.
Já com relação aos períodos de Data Fifa, a situação deverá ser a mesma deste ano, com partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil ‘coladas’ com os compromissos de seleções. A CBF apresentou essas propostas para os clubes. O novo calendário ainda não é oficial, mas a maioria dos clubes já demonstrou apoio às alterações. A decisão final depende da aprovação das federações estaduais.
No ano passado, alguns campeonatos estaduais começaram somente na segunda quinzena de janeiro e terminaram além do prazo estabelecido na programação divulgada pela entidade nacional que comanda o futebol brasileiro, devido ao elevado número de clubes disputantes e da participação dos clubes nas copas regionais e classificação para as fases seguintes da Copa do Brasil. As paralisações das competições durante as datas Fifa também contribuíram parao atraso.
Principais mudanças
• Estaduais com 16 datas começam na segunda semana de janeiro, encerrando em março;
• Brasileirão teria início em março (três semanas antes do habitual) e terminaria em dezembro;
• Competição pararia por um mês no meio do ano para a realização do Super Mundial de Clubes;
• Jogadores dos clubes que não disputarem o Mundial poderiam ter férias divididas entre o início e o meio do ano.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/11/recurso-do-sampaio-estaciona-no-stjd/