25 de abril de 2025
Reitora da UNDB, Ceres Murad, toma posse na Academia Maranhense
Compartilhe:

A Academia Maranhense de Letras (AML) recebe na próxima terça-feira, 29 de abril, às 19h, a reitora da UNDB, professora doutora Maria Ceres Rodrigues Murad, como sua mais nova integrante. A cerimônia de posse acontecerá na sede da instituição e será seguida de um coquetel no Convento das Mercês. A solenidade será presidida pelo desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, atual presidente da AML, e terá como orador de recepção o acadêmico e desembargador federal Ney de Barros Bello Filho.

Ceres Murad ocupará a Cadeira nº 4 da AML, anteriormente ocupada pelo escritor Joaquim Itapary e patroneada pelo jurista e pensador Cândido Mendes de Almeida.

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Ceres é reitora do Centro Universitário UNDB e atuou por mais de 30 anos como diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco do Maranhão, fundado por sua mãe, a educadora Maria Izabel Rodrigues.

Ela é autora da metodologia “Ópera para Todos”, projeto reconhecido nacionalmente por integrar arte e educação, utilizando elementos da ópera como ferramenta de alfabetização e desenvolvimento socioemocional. A iniciativa, implantada no Colégio Dom Bosco em 1997, foi expandida para escolas públicas de São Luís e lhe rendeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2003, a maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados na área educacional.

Na literatura, Ceres Murad possui uma vasta produção que inclui artigos científicos, livros didáticos, crônicas e obras poéticas. Entre seus títulos estão: A Terra é azul como uma Laranja (2023), De Beyoncé a Habermas: o que eu disse a jovens profissionais (2019), Ópera na Escola (2009), Trabalhando Ópera com Crianças (2000), Pedra da Memória(1978), além de coleções como Janelas, Terra, Cultura e Tempo Futuro e Ópera para Todos. Sua obra mais recente é o livro de poesias A Raposa Surda, lançado em 2024.

Eleita em primeiro escrutínio no dia 5 de dezembro de 2024, a entrada de Ceres Murad na AML representa não apenas a valorização da excelência literária e intelectual, mas também o fortalecimento da presença feminina na Academia. Sua posse é um reconhecimento à trajetória de uma educadora e escritora que alia inovação, sensibilidade e compromisso com a cultura e a educação do Maranhão.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/reitora-da-undb-ceres-murad-toma-posse-na-academia-maranhense-de-letras/