Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumir a autoria do ataque em Caracas, capital da Venezuela, e afirmar ter capturado o presidente do país nesta madrugada de sábado, o governo Lula decidiu que fará uma reunião de emergência no Palácio do Itamaraty, em Brasília, às 10h.
O encontro deve reunir ministros e assessores do alto escalão do governo e avaliará os desdobramentos dos ataques dos Estados Unidos à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro, presidente do país, e a primeira-dama, Cilia Flores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do encontro por meio de chamada de vídeo e solicitou que diplomatas e o Ministério da Defesa o mantenham informado sobre os desdobramentos do caso.
Durante a madrugada, os Estados Unidos realizaram ataques coordenados na capital venezuelana e confirmaram a captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores. Segundo informações divulgadas, Maduro foi retirado da Venezuela por via aérea, sem que o destino tenha sido informado.
A confirmação da operação foi feita por Donald Trump em publicação na rede social Truth Social. O governo venezuelano declarou emergência nacional e anunciou a mobilização de estratégias de defesa.
A lista das autoridades presentes na reunião ainda não foi divulgada oficialmente.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/reuniao-emergencial-do-governo-lula-ira-discutir-ataque-dos-eua-a-venezuela/
