
O Imparcial conversou com exclusividade com a cantora e compositora Roberta Campos, que desembarca em São Luís neste domingo (17) para apresentar o espetáculo Coisas de Viver, no Teatro Arthur Azevedo. Conhecida por sucessos como De Janeiro a Janeiro, Minha Felicidade e Abrigo, a artista promete uma noite de afeto, música e encontros marcantes com o público maranhense, além de revelar detalhes sobre seus projetos atuais e futuros.
Roberta, o que o público pode esperar do show da turnê Coisas de Viver aqui em São Luís?
O público pode esperar um show emocionante, de muito afeto, muita música e que vai deixar muitas boas histórias pra contar. Vamos cantar muito juntos e nos emocionar juntos também! Esse show reúne canções do disco novo, “Coisas De Viver”, mas também não faltarão canções como “De Janeiro a Janeiro”, “Minha Felicidade, “Casinha Branca”, “Abrigo” – que são queridinhas do público – e muitas surpresas!
Como tem sido a recepção da turnê nas outras cidades por onde você já passou? Existe algo especial preparado para o público maranhense?
Tem sido muito bonita a nossa troca! Eu fiz muitos shows desse disco nesse início de ano, tanto nesse formato voz e violão que estou levando a São Luís, quanto com banda, e me surpreendi muito com a acolhida comigo e com meu show novo! Depois do show eu atendo todo mundo pra fotos e abraços e isso me possibilita ter essa resposta logo depois do show e pessoalmente! Isso é incrível, tem sido fantástica a resposta do público com esse novo espetáculo.
O público maranhense que me aguarde, estou cheia de vontade de encontrar vocês! A primeira vez que estive em São Luís foi tão especial, fui tão bem recebida, tive na plateia um público tão caloroso, que estava ansiosa para voltar. Vou chegar em São Luís cheia de saudade e de vontade de cantar com cada um de vocês.
Você se lembra da última vez que esteve em São Luís? Tem alguma lembrança marcante da cidade ou do público daqui?
Me lembro sim! Foram duas noites mágicas! Me lembro da hospitalidade das pessoas, do carinho comigo, das pessoas cantando as músicas em plenos pulmões! Me lembro também do carinho das pessoas comigo nas ruas! Na verdade, tudo me marcou, das pessoas à comida maravilhosa, passando pela cerveja de mandioca! Ainda bem que estou voltando! rs
Dessa vez, o show será no Teatro Arthur Azevedo, um dos mais tradicionais do Brasil. Como é se apresentar em um espaço histórico como esse? Você já conhecia o teatro?
Eu só conheci o teatro de nome e por passar na porta, quando me apresentei em São Luís! Vai ser incrível essa experiencia e ainda mais voltando a cidade depois de tanto tempo! Pelas fotos que vi o teatro é lindíssimo e vai ser uma emoção extra me apresentar num palco tão tradicional, com tanta história.
Além da turnê, que outros projetos estão em andamento? Tem novidades vindo por aí, seja em parcerias, gravações ou outros formatos?
Eu sempre estou criando, sou uma mente inquieta, uma pessoa que precisa produzir e criar a todo momento.
Tenho feito músicas para filmes, que inclusive entre o final deste ano e início de 2026, tem dois lançamentos de trilhas que fiz. Além disso estou sempre compondo e pensando no próximo álbum, que vai demorar ainda um pouco, mas tenho tido várias ideias!
Meu foco agora mesmo é viajar o Brasil com a turnê “Coisas De Viver”, voltando a lugares que já estive e a lugares que eu ainda não tinha ido!!
Você é uma artista que sempre valorizou a leveza nas composições. Como tem sido compor em tempos tão acelerados como os de hoje?
Eu sempre respeito meu tempo, quase sempre consigo. Gosto de ficar comigo, lendo, cantando, tocando meu violão, pintando e fazendo minhas fotografias. Estou escrevendo um livro sobre minha vida, tudo isso me desacelera e me traz ideias novas para as canções! Eu amo fazer tudo isso, amo ficar longe das redes sociais e curtir a minha vida, ir no parque tomar um sol e observar as pessoas se divertindo ou fazendo nada. Acho que é saudável tentar desacelerar sempre que possível.
Seu repertório já esteve presente em várias trilhas sonoras de novelas. Como você enxerga esse espaço da sua música dentro do audiovisual? Ele impacta no seu processo criativo?
É sempre maravilhoso ter a oportunidade de unir as artes! Eu amo o audiovisual! Amo fazer música sob encomenda. Ler roteiros, ver as cenas e criar uma canção. Eu acho isso mágico. As canções tomam um rumo inesperado, quando crio sob encomenda e isso e muito bom, é divertido, desafiador e enriquecedor também.
O que te inspira hoje como compositora e intérprete? O que você tem escutado ultimamente?
Eu sempre revisito discos que eu gosto muito e são influências, como The Beatles, Djavan, Joni Mitchell, ouço muito violão instrumental, tenho escutado muito o Cassiano, Caetano, Tom Jobim. Da turma mais jovem tenho ouvido Tuyo, Tim Bernardes, Zé Ibarra.
Deixa uma mensagem para os seus fãs de São Luís. Como está a sua expectativa para esse reencontro?
Estou muito animada para esse retorno em São Luis e convido a todos pra gente se encontrar nesse dia 17 de agosto para cantarmos, além de canções do disco “Coisas De Viver”, canções como “De Janeiro A Janeiro”, “Minha Felicidade”, “Casinha Branca”, “Abrigo” e muitas surpresas!
Os ingressos estão disponíveis online pelo site da Bilheteria Digital (Link)
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/roberta-campos-retorna-a-sao-luis-neste-domingo-17-com-a-turne-coisas-de-viver/